Praça no Brooklin tem apresentações de tango

atualizar
Apresentações acontecem aos domingos das 17h às 20h

Há quase um mês, o entardecer aos domingos no Brooklin Novo, Zona Sul, é diferente. Lá, a noite chega ao ritmo do tango. Das 17 às 20 horas, o público, acompanhado por professores profissionais, embala ao som do estilo sul-americano na praça General Gentil Falcão, na Avenida Luis Carlos Berrini. O evento, aberto à população, resgata a tradição argentina da dança em praça pública e é organizado com o objetivo de mostrar que o tango não precisa ficar restrito apenas a apresentações de palco, mas é uma dança que pode ser simples e praticada por qualquer pessoa que goste de bailar.

Tudo começou quando o advogado Jairo Braz de Souza descobriu os encantos desse ritmo e percebeu que em lugares como Portugal, Londres e Nova York eram comuns iniciativas como a dança em praça pública. A partir daí surgiu a idéia de realizar algo parecido em São Paulo, onde o tango estava restrito às academias de dança. A parceria com a Subprefeitura de Pinheiros permitiu a utilização da Praça Gal. Gentil Falcão, que desde o dia 8 de março recebe os dançarinos e aprendizes.

Braz se surpreendeu com a receptividade, pois imaginava apenas um pequeno grupo de amigos dançando, mas os encontros vêm atraindo cerca de 400 pessoas todo domingo. Na praça, o público se divide: quem já sabe bailar, traça os passos na milonga (baile de tango). Quem ainda não sabe, pode aprender com um professor convidado – cada domingo tem um instrutor diferente, que leva um ou mais assistentes. Depois da aula, que dura cerca de 40 minutos, o professor faz uma demonstração com seus pares e todos são convidados a continuar no baile.

Para o secretário das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, essa é uma forma positiva da ocupação do espaço público. “Iniciativas como essa que, à primeira vista, parecem tão simples, fazem toda a diferença no incentivo à ocupação do espaço público pelo público,” avalia.

A Praça General Gentil Falcão foi uma das 41 praças recentemente revitalizadas pela Subprefeitura Pinheiros e foi oferecida para o evento por suas características favoráveis à dança. As intervenções, iniciadas em agosto de 2008, foram concluídas em janeiro deste ano e incluiu a reforma de todo o passeio, instalação de bancos e reformulação do paisagismo.

Por Redação