Prédio que usa algas marinhas como fonte de energia é projetado na Alemanha

Coberta com uma fachada ecológica de microalgas, a construção é uma opção que pode reduzir o consumo de energia elétrica

Por: Redação Comunicar erro
divulgação
As algas ficam em um compartimento que acelera seu crescimento e capta seu calor para transformar em energia elétrica

Edifícios que usam fontes de energia alternativas, como a solar ou a eólica já podem ser encontrados em alguns lugares do mundo. Mas uma construção que se sustenta por meio de algas marítimas é algo inédito. Ou era até agora.

Um escritório de arquitetura alemão projetou o Biarritz, um prédio que tem uma fachada ecológica composta por microalgas dispostas em um sistema de persianas biorreativas. Assim, as plantas ficam confinadas em um tipo de lanternim, o que permite que elas cresçam em um ritmo mais rápido e refresquem o interior do prédio, reduzindo o gasto com refrigeração de ar. Além disso, biorreatores captam o calor gerado pelas algas e os transformam em energia elétrica.

Embora já contribuam para a geração de biocombustíveis, as algas são pouco usadas para abastecer circuitos elétricos. O prédio ainda é um projeto e será apresentado na Exposição Internacional da Construção, que acontece neste mês em Hamburgo, na Alemanha.

1 / 8
1
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
2
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
3
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
4
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
5
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
6
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …
7
04:35
Facada em Bolsonaro completa um ano com mais uma cirurgia
O presidente Jair Bolsonaro, comemorou junto à imprensa nesta sexta-feira, 6, o que chamou de “aniversário” de um ano da …
8
10:37
Entenda a mente do Bolsonaro por Alexandre Frota e Fernando Holiday
Os deputados, ex-aliados do governo Bolsonaro, Alexandre Frota (PSDB) e Fernando Holiday (DEM) estiveram na Catraca Livre e falaram sobre …