Últimas notícias:

Loading...

Prefeito expulsa moradores de rua para ‘cidade não virar um lixo’

"Preciso cuidar da minha cidade. Pessoas do bem me ajudem! Me apoiem!", diz Edivaldo Antônio Brischi

Por: Redação

Edivaldo Antônio Brischi (PTB), prefeito Monte Mor, no interior de São Paulo, expulsou moradores de rua da cidade com a justificativa que não deixaria o local “virar um lixo”. De acordo com a prefeitura, o destino seria o município de origem das pessoas. No entanto, um grupo foi até a polícia para registrar queixa de que tinha sido levado à força para outra cidade.

Prefeito expulsa moradores de rua para cidade 'não virar um lixo'
Crédito: Reprodução/Facebook @Edivaldo BrischiPrefeito expulsa moradores de rua para cidade ‘não virar um lixo’

Segundo relatos, eles foram forçados a entrar em uma van na rodoviária. Dez pessoas foram identificadas e estão em Boituva, cidade que fica a 70 km de Monte Mor.

“Eles disseram que foram colocados numa van e trazidos para cá, sem o consentimento deles. Na verdade, eles disseram que nem sabiam para onde estavam sendo levados”, afirmou à Folha de S.Paulo, o delegado em Boituva, Emerson Martins.

O grupo foi encaminhado para o serviço de assistência do município. Um inquérito foi aberto para apurar  o crime de constrangimento ilegal.

O prefeito Edivaldo Brischi alega já ter tentado buscar alternativas para os moradores de rua na cidade, porém não teve sucesso. “Eu tenho uma grande preocupação. A gente fez um trabalho com eles; levou eles (sic) pra morar em alguns lugares. Teve gente que foi ser caseiro e o que aconteceu? Eles voltaram pra rua. E por que voltaram? Porque eles já têm o benefício deles. Todos eles têm benefício e a maioria da população fica sustentando eles com marmita”, afirmou o prefeito.

“Quem vai querer trabalhar se tem a pinga deles? A marmita deles? Se vocês quiserem ajudar alguém, que ajude um pai de família que acorda às 5 horas da manhã, às 4 horas da manhã”, disse.

O vídeo

Na gravação, publicada na última quinta-feira, 15, o prefeito diz que, mandou fazer seis viagens transportando os ocupantes de rua. No vídeo ele chega a citar as cidades de Rio das Pedras, Bauru, Campinas, São Paulo e Orquídeas. Ele ainda fala que na sexta, 16, aconteceria mais duas viagens, uma para Itararé e outra para São Rafael.

“Preciso cuidar da minha cidade. Pessoas do bem me ajudem! Me apoiem! Tem muita gente metendo o lôco (sic) no Edivaldo. O lôco (sic) no prefeito. Só que eu não aguento mais essa situação. Eu não posso ver minha cidade virar um lixo”, disse o prefeito.

Denúncia

A Polícia Civil de Boituva denunciou o caso ao Ministério Público. O boletim de ocorrência foi registrado de constrangimento ilegal.

A Prefeitura de Monte Mora afirmou em nota que o processo foi realizado “apenas para moradores que concordaram”.

Compartilhe:

?>