Prefeitura de Igaracy causa revolta ao matar mais de 30 cachorros

Veja como denunciar maus-tratos contra animais

Por: Redação
A medida indignou os moradores do município paraibano

A Prefeitura de Igaracy, na Paraíba, revoltou os moradores nesta terça-feira, dia 6, por mandar matar mais de 30 cachorros. Segundo o secretário de Saúde do município, José Carlos Maia, os animais estavam abandonados nas ruas, com doenças e tinham perfil violento.

Após denúncias, o Ministério Público abriu uma investigação para saber se os cães foram mortos a pauladas dentro do fórum da cidade. De acordo com a assessoria de comunicação do MPPB, o secretário pode ter cometido infração penal e ato de improbidade administrativa.

  • Abandono, agressões físicas e manter o animal preso ou em locais não arejados. Todas essas são situações de maus-tratos. Veja aqui como denunciar.

Em ofício encaminhado ao prefeito de Igaracy, José Carneiro Almeida da Silva, a promotoria de Justiça de Piancó, na mesma região, requisitou “a exoneração imediata de José Carlos Maia do cargo de secretário de Saúde, haja vista a flagrante violação aos princípios da legalidade, moralidade e legitimidade, inerentes ao cargo público”.

O MP deu cinco dias de prazo para que o prefeito preste informações sobre levantamento do número de animais nas ruas, com as zoonoses e laudos veterinários, comprovando as doenças, e também detalhes sobre as mortes dos cachorros.

O vereador Damião Clementino da Silva requereu na Câmara Municipal de Igaracy providências sobre a situação dos animais. No entanto, ele disse que o pedido foi para solucionar o caso e não para que os cães fossem mortos.

O secretário responsável pela determinação informou que os animais passaram por procedimento de eutanásia a partir da aplicação de medicamentos pela Prefeitura Municipal e pelo próprio secretário José Carlos, que também é veterinário. Ele ainda explicou que a medida foi tomada porque o município não tinha outra opção para tratar os cães.

O caso causou indignação nas redes sociais. No Facebook, a ativista e apresentadora Luísa Mell publicou um texto repudiando a ação. Leia abaixo:

Uma verdadeira chacina de cães aconteceu em Igaracy, Paraíba. E a prefeitura afirma que irá continuar!!! “Vídeos…

Posted by Luisa Mell on Wednesday, March 7, 2018

  • Leia mais:

Compartilhe:

1
Denúncia contra Glenn Greenwald é um ataque à liberdade de imprensa?
Uma denúncia realizada pelo Ministério Público Federal foi vista como um ataque direto à liberdade de imprensa no Brasil. O …
2
9 pontos polêmicos que Sergio Moro se esquivou no Roda Viva
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi o primeiro entrevistado da nova temporada do programa Roda Viva, …
3
‘Noivado’ de Regina Duarte com Bolsonaro divide opiniões
“Nós vamos noivar, vou ficar noiva, vou lá conhecer onde eu vou habitar, com quem que eu vou conviver, quais …
4
A queda: entenda a polêmica que custou o cargo de Roberto Alvim
Após praticamente reproduzir um discurso do ministro nazista Joseph Goebbels, o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, protagonizou uma polêmica que …
5
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …
6
Anarquia da ponte pra lá: a história do punk na periferia de SP
Autor do livro My Way, Valo Velho é história viva da cena anarcopunk de São Paulo. A Catraca Livre foi até …
7
Backer: entenda o caso das cervejas contaminadas
O Ministério da Agricultura suspendeu a venda de cervejas da marcar Backer e determinou que a empresa faça um recall …
8
O que é liberdade de expressão?
O que é liberdade de expressão? Entenda o significado e a importância desse direito tão importante para todos nós neste …