Projeto resgata a memória do município de Quissamã, no Rio de Janeiro

Por: Catraca Livre

Com o intuito de resgatar memórias daqueles que vivenciam fatos e tradições que constituem a história de Quissamã, município do Rio de Janeiro, o projeto Quissamã Memória Viva, no Espaço Cultural José Carlos de Barcellos (ECJCB), foi criado por uma quissamaense e seu marido (in memoriam) que após a aposentadoria, retornaram à cidade natal para trabalhar em seu valor histórico.

O espaço é uma sociedade civil com duração ilimitada, sem fins lucrativos e de natureza apolítica, que contribui para a promoção de atividades de caráter cultural e a formação de cidadania através da cultura e da difusão da preservação ambiental. A comunidade se une em prol da preservação da cidade, reunindo um acervo documental, com fotos, mapas, plantas antigas, fragmentos materiais e outros itens que reconstroem a identidade local.

O projeto ainda reúne esforços para resgatar tradições populares, a preservação de um jardim no Sítio Restinga Viva, onde são cultivas árvores frutíferas, bromélias, cactus e outras plantas. Quissamã Memória Viva venceu a categoria Arquivo do Prêmio Brasil Criativo, iniciativa da ProjectHub com chancela do Ministério da Cultura e patrocínio da 3M, que se tornou oficialmente a premiação da criatividade brasileira.