Prêmio Cidadão SP homenageia músico Marcelo Bratke, em Educação
Cerimonial do mais importante reconhecimento a quem faz a diferença na capital paulista será realizado na Biblioteca Mário de Andrade e terá show gratuito
O pianista e maestro Marcelo Bratke será o homenageado pelo Prêmio Cidadão SP 2018, na categoria Educação, por promover a inclusão por meio da arte e da criatividade.
O prêmio é o mais importante reconhecimento a quem faz a diferença na capital paulista, com repercussões em todo o Brasil. Promovido pelo ReciproCidade, o projeto é conduzido pelo jornalista Gilberto Dimenstein, com o fator Talento – uma parceria da Catraca Livre com o Banco Fator.
Neste ano, também serão homenageados a agência Africa, o designer Marcelo Rosenbaum, a Orquestra Moderna, o site Quebrando o Tabu, a educadora Tabata Amaral e a casa de shows Tupi or Not Tupi.
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
Carreira
Portador de uma catarata congênita e com 10% de visão em apenas um dos olhos, Marcelo Bratke aprendeu a tocar de ouvido porque tinha muita dificuldade de ler as partituras. Em 2004, após uma cirurgia nos EUA, conseguiu recuperar a capacidade de enxergar.
Acreditando no poder transformador da música, Bratke criou, em 2007, a Camerata Brasil. A orquestra sociocultural profissionalizante é formada por jovens músicos eruditos e populares.
Encabeçou também o projeto Cinemúsica. Ao lado da artista plástica Mariannita Luzzati, apresentou concertos multimídia em instituições prisionais.
Neste ano, envolveu-se na campanha da violoncelista Kely Conceição. Moradora de uma favela do Rio, a jovem conquistou uma bolsa de estudos em uma das melhores escolas de música do mundo, a Berklee, em Boston (EUA). Mas não tinha como custear moradia e alimentação.
Para evitar que ela perdesse a bolsa, foi criada uma vaquinha, do qual a Catraca Livre foi apoiadora. A campanha foi impulsionada por nomes como o maestro João Carlos Martins e por Bratke, que se apresentou com a jovem.
Vencedores 2018
A lista dos homenageados do Prêmio Cidadão SP foi divulgada no dia em que se comemoraram os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos. Saiba mais nesta reportagem.
Alguns nomes já foram condecorados pelo prêmio: o maestro João Carlos Martins; Danilo Miranda, diretor do Sesc-SP; o jornalista Jairo Marques, da Folha de S.Paulo; e os empreendedores sociais Antonio Nóbrega, do Instituto Brincante, e Roberto Kikawa, do Projeto Cies.
Biblioteca Mário de Andrade
O Prêmio Cidadão SP é celebrado sempre de uma forma diferente, mas simbólica. Neste ano, por exemplo, a cerimônia acontece no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, em um dos pontos mais icônicos da capital: a Biblioteca Mário de Andrade.
Segunda maior do país e marco da arquitetura moderna na capital, a biblioteca, que também abre aos domingos e feriados, promove iniciativas culturais relacionadas a clubes de leitura, teatro, encontros, música e palestras.
A cerimônia contará com a apresentação de Bratke, que fará show gratuito com a Camerata Brasil.
Leia também: Agência Africa ganha maior prêmio da cidade de São Paulo