Princesas da Disney tem menos falas que os homens em seus próprios filmes

Por: Redação | Comunicar erro

“A Pequena Sereia”. Este é o nome do desenho da Disney. Perceba que há um artigo definido FEMININO em frente ao título. “A Pequena Sereia”. E apesar de a protagonista ser, obviamente, a princesa Ariel, os homens falam durante 68% do tempo em todos os episódios do desenho. Protagonismo em que sentido, né?!

Esse dado é fruto de um trabalho realizado pelas linguistas de dados Carmen Fought e Karen Eisenhauer, que encabeçaram um projeto para analisar todos os diálogos das princesas Disney e ver o que as animações ensinam sobre papel de gênero.

Os resultados são bem discrepantes daquilo que a gente imagina: os homens têm em média três vezes mais falas do que as personagens mulheres. Essa tendência começou em “A Pequena Sereia” (1989), e continuou nos anos 1990, com os homens falando 71% do tempo em “A Bela e a Fera” (1991), 76% do tempo em “Pocahontas” (1995) e 77% do tempo em “Mulan” (1998). Todas elas protagonizadas por uma… mulher!

A exceção fica para o filme “Valente”, de 2012, que representa uma quebra de paradigmas por colocar a mulher em um papel de protagonista como um todo. Nele, as personagens femininas têm 74% das falas.

Além disso, as pesquisadoras também descobriram que as personagens mulheres são normalmente cercadas por homens. Desde a Branca de Neve (1937), praticamente todos os filmes de princesas Disney tem um elenco majoritariamente do sexo masculino.

Para piorar a situação, os príncipes, vilões, e melhores amigos das personagem geralmente também são do sexo masculino, como, por exemplo, o Mushu em Mulan (1998), Olaf em Frozen (2013) e o Meeko em Pocahontas (1989).

Compartilhe:

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …