Processo de licenciamento ambiental contará com estudo de gênero

Por Pilar Magnavita, do socioeconomia.org

Por: Redação Comunicar erro

O Ibama decidiu incluir estudos de gênero no licenciamento ambiental. A informação foi dada com exclusividade a Pilar Magnavita, repórter do socioeconomia.org, pelo diretor-adjunto de Licenciamento Ambiental do Ibama, Jonatas Trindade.

Ele informou que o órgão está estudando a maneira de incorporar os levantamentos de impactos de grandes empreendimentos às populações femininas. A medida pretende reduzir os efeitos negativos que grandes obras causam às mulheres, como violência, falta de oportunidades de trabalho nos projetos, abuso e assédio sexual.

Obra na usina de Belo Monte; Ibama vai incluir estudos de gênero nos processos de licenciamento de grandes obras

O Ibama analisa quais serão as medidas que as empresas deverão contemplar nos estudos de impacto e a previsão de implementação das novas regras. Em agosto, o órgão realizará com o Instituto Dialog um workshop técnico para a criação de novos parâmetros de avaliação de impactos socioambientais de gênero na regulação.

Trindade explicou ao socioeconomia.org que a questão do gênero é uma das pautas da diretoria: “O tema dos impactos e suas diferentes consequências, considerando o componente de gênero, é uma preocupação do licenciamento ambiental. Os impactos de alguns grandes empreendimentos licenciados pelo Ibama são majoritariamente negativos para as mulheres. A presidente Suely Araújo e a Diretoria de Licenciamento Ambiental consideram uma prioridade a discussão de mecanismos para aperfeiçoar a inclusão do tema nas Avaliações de Impactos Ambientais”.

Leia a íntegra da reportagem.

  • Veja também:
1 / 8
1
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
2
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
3
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
4
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
5
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
6
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …
7
04:35
Facada em Bolsonaro completa um ano com mais uma cirurgia
O presidente Jair Bolsonaro, comemorou junto à imprensa nesta sexta-feira, 6, o que chamou de “aniversário” de um ano da …
8
10:37
Entenda a mente do Bolsonaro por Alexandre Frota e Fernando Holiday
Os deputados, ex-aliados do governo Bolsonaro, Alexandre Frota (PSDB) e Fernando Holiday (DEM) estiveram na Catraca Livre e falaram sobre …