Processo de licenciamento ambiental contará com estudo de gênero

Por Pilar Magnavita, do socioeconomia.org

Por: Redação | Comunicar erro

O Ibama decidiu incluir estudos de gênero no licenciamento ambiental. A informação foi dada com exclusividade a Pilar Magnavita, repórter do socioeconomia.org, pelo diretor-adjunto de Licenciamento Ambiental do Ibama, Jonatas Trindade.

Ele informou que o órgão está estudando a maneira de incorporar os levantamentos de impactos de grandes empreendimentos às populações femininas. A medida pretende reduzir os efeitos negativos que grandes obras causam às mulheres, como violência, falta de oportunidades de trabalho nos projetos, abuso e assédio sexual.

Obra na usina de Belo Monte; Ibama vai incluir estudos de gênero nos processos de licenciamento de grandes obras

O Ibama analisa quais serão as medidas que as empresas deverão contemplar nos estudos de impacto e a previsão de implementação das novas regras. Em agosto, o órgão realizará com o Instituto Dialog um workshop técnico para a criação de novos parâmetros de avaliação de impactos socioambientais de gênero na regulação.

Trindade explicou ao socioeconomia.org que a questão do gênero é uma das pautas da diretoria: “O tema dos impactos e suas diferentes consequências, considerando o componente de gênero, é uma preocupação do licenciamento ambiental. Os impactos de alguns grandes empreendimentos licenciados pelo Ibama são majoritariamente negativos para as mulheres. A presidente Suely Araújo e a Diretoria de Licenciamento Ambiental consideram uma prioridade a discussão de mecanismos para aperfeiçoar a inclusão do tema nas Avaliações de Impactos Ambientais”.

Leia a íntegra da reportagem.

  • Veja também:

1 / 8
1
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
2
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
3
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
4
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
5
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
6
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
7
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
8
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …