CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Professor é demitido de escola particular por criticar Bolsonaro

A escola diz que não é exatamente por criticar Bolsonaro que o professor foi demitido, mas não nega.

Por: Redação

Um professor de geografia foi demitido, após ser filmado criticando o presidente Jair Bolsonaro durante uma aula do ensino médio, no Colégio Poliedro de São José dos Campos.

Crédito: Istock/Stígur Már Karlsson /HeimsmyndirProfessor é demitido após criticar Bolsonaro

As informações são da coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo. Segundo ela, a demissão aconteceu na quarta-feira, 17.

A filmagem viralizou nas redes sociais e foi publicado na página “Escola Sem Partido”, no Facebook. “Estamos vivendo um momento em que colocaram um imbecil lá que quer que preto, pobre, mulher, gay e transexual se ferre”, disse o professor em um trecho do vídeo.

‪Professor de escola particular rouba o tempo de aprendizado dos alunos para difamar Bolsonaro em sala de aula.‬‪Segundo denúncia recebida pelo ESP, o vídeo foi gravado no Colégio Poliedro, em São José dos Campos-SP. ‬

Posted by Escola Sem Partido on Wednesday, April 17, 2019

De acordo com a colunista, há relatos de que o docente, antes de manifestar sua opinião, foi questionado por alunos sobre a situação política no Brasil, e afirmou que esta era seu posicionamento pessoal e teria se colocado aberto para o debate.

Mônica Bergamo ainda informou que um funcionário – que pediu para não ser identificado – , afirmou que os professores da escola tem sido alvo de ataques por pais de alunos desde as eleições de 2018 e que com a divulgação do vídeo, a escola sofreu “fortes pressões” e pedidos “pela cabeça do professor”, por parte dos pais.

Outro lado

A direção do colégio afirmou que as orientações dadas aos professores “incluem usar uma linguagem adequada ao ambiente acadêmico e indicações explícitas sobre o não posicionamento político-partidário ou ideológico que possam provocar qualquer compreensão equivocada sobre aquilo que é conteúdo programático da disciplina e aquilo que é opinião do professor” e completou: “em virtude dos pontos mencionados, o docente foi desligado da instituição. Independentemente do posicionamento pessoal do professor, o que buscamos foi nos manter dentro dos princípios e valores da instituição”.

1
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
2
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
3
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
4
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
5
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …
6
Guia Negro Entrevista: O que é ser um corpo negro no mundo?
Neste décimo e último episódio da terceira temporada do Guia Negro Entrevista, o programa revisita seu passado para apresentar um …
7
Vídeo da reunião de Bolsonaro com Moro pode incriminar o presidente? Entenda
E não é que a exibição do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril citado pelo ex-ministro Sergio …
8
3 países que mostraram que é possível conter o coronavírus
Nova Zelândia, Alemanha e Taiwan. O que esses três locais têm em comum? Eles mostraram para o mundo que ações rápidas …