Professor é demitido de escola particular por criticar Bolsonaro

A escola diz que não é exatamente por criticar Bolsonaro que o professor foi demitido, mas não nega.

Por: Redação | Comunicar erro

Um professor de geografia foi demitido, após ser filmado criticando o presidente Jair Bolsonaro durante uma aula do ensino médio, no Colégio Poliedro de São José dos Campos.

Crédito: Istock/Stígur Már Karlsson /HeimsmyndirProfessor é demitido após criticar Bolsonaro

As informações são da coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo. Segundo ela, a demissão aconteceu na quarta-feira, 17.

A filmagem viralizou nas redes sociais e foi publicado na página “Escola Sem Partido”, no Facebook. “Estamos vivendo um momento em que colocaram um imbecil lá que quer que preto, pobre, mulher, gay e transexual se ferre”, disse o professor em um trecho do vídeo.

De acordo com a colunista, há relatos de que o docente, antes de manifestar sua opinião, foi questionado por alunos sobre a situação política no Brasil, e afirmou que esta era seu posicionamento pessoal e teria se colocado aberto para o debate.

Mônica Bergamo ainda informou que um funcionário – que pediu para não ser identificado – , afirmou que os professores da escola tem sido alvo de ataques por pais de alunos desde as eleições de 2018 e que com a divulgação do vídeo, a escola sofreu “fortes pressões” e pedidos “pela cabeça do professor”, por parte dos pais.

Outro lado

A direção do colégio afirmou que as orientações dadas aos professores “incluem usar uma linguagem adequada ao ambiente acadêmico e indicações explícitas sobre o não posicionamento político-partidário ou ideológico que possam provocar qualquer compreensão equivocada sobre aquilo que é conteúdo programático da disciplina e aquilo que é opinião do professor” e completou: “em virtude dos pontos mencionados, o docente foi desligado da instituição. Independentemente do posicionamento pessoal do professor, o que buscamos foi nos manter dentro dos princípios e valores da instituição”.

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …