Professor é demitido de escola particular por criticar Bolsonaro

A escola diz que não é exatamente por criticar Bolsonaro que o professor foi demitido, mas não nega.

Por: Redação | Comunicar erro

Um professor de geografia foi demitido, após ser filmado criticando o presidente Jair Bolsonaro durante uma aula do ensino médio, no Colégio Poliedro de São José dos Campos.

Crédito: Istock/Stígur Már Karlsson /HeimsmyndirProfessor é demitido após criticar Bolsonaro

As informações são da coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo. Segundo ela, a demissão aconteceu na quarta-feira, 17.

A filmagem viralizou nas redes sociais e foi publicado na página “Escola Sem Partido”, no Facebook. “Estamos vivendo um momento em que colocaram um imbecil lá que quer que preto, pobre, mulher, gay e transexual se ferre”, disse o professor em um trecho do vídeo.

De acordo com a colunista, há relatos de que o docente, antes de manifestar sua opinião, foi questionado por alunos sobre a situação política no Brasil, e afirmou que esta era seu posicionamento pessoal e teria se colocado aberto para o debate.

Mônica Bergamo ainda informou que um funcionário – que pediu para não ser identificado – , afirmou que os professores da escola tem sido alvo de ataques por pais de alunos desde as eleições de 2018 e que com a divulgação do vídeo, a escola sofreu “fortes pressões” e pedidos “pela cabeça do professor”, por parte dos pais.

Outro lado

A direção do colégio afirmou que as orientações dadas aos professores “incluem usar uma linguagem adequada ao ambiente acadêmico e indicações explícitas sobre o não posicionamento político-partidário ou ideológico que possam provocar qualquer compreensão equivocada sobre aquilo que é conteúdo programático da disciplina e aquilo que é opinião do professor” e completou: “em virtude dos pontos mencionados, o docente foi desligado da instituição. Independentemente do posicionamento pessoal do professor, o que buscamos foi nos manter dentro dos princípios e valores da instituição”.

1 / 8
1
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
2
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
3
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …
4
03:36
A mentira do “Sistema” que dificultaria o governo de Bolsonaro
Em uma mensagem divulgada pelo Whatapps na última semana, Bolsonaro disse que o Brasil é "ingovernável" sem "conchavos" e destacou …
5
02:18
Entenda a balbúrdia de Bolsonaro com as manifestações de rua
Um manifestação em apoio ao governo de Jair Bolsonaro e de sua agenda de reformas está marcada para o próximo …
6
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
7
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
8
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …