CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Projeto busca empoderar meninas nas periferias de SP e RJ

A iniciativa nasceu para inspirar jovens de 13 a 18 anos a colocarem seus planos em prática

Por: Heloisa Aun

A plataforma Plano Feminino lançou um projeto que tem como objetivo empoderar as garotas que vivem em bairros periféricos das cidades pelo Brasil. Intitulada “Plano de Menina”, a iniciativa criada em março deste ano leva informações e debates para inspirar e fazer com que as jovens de 13 a 18 anos coloquem seus planos em prática.

Todos os sábados, serão realizados workshops e brincadeiras educativas para as meninas discutirem temas como autoestima, sexo, educação financeira, liderança feminina, tecnologia e empreendedorismo. Por enquanto, o projeto está apenas nas comunidades de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a intenção é aumentar o alcance a partir de parcerias com outras marcas.

O “Plano de Menina” quer levar o feminismo às periferias

Em entrevista ao Catraca Livre, Viviane Duarte, jornalista e fundadora do Plano Feminino, afirma: “Falar de empoderamento é ainda mais poderoso quando estamos realizando algo fora das mídias sociais. Queremos nos tornar agentes de transformação por meio de iniciativas que promovam a educação e a realização de planos de meninas e mulheres de todo Brasil”.

Mesmo com pouco tempo de existência, a ação já teve uma receptividade bastante positiva. “É incrível ver o engajamento das meninas. Em uma escola do Grajaú, falamos com 200 jovens e 90% aderiram ao projeto. Elas querem voz e vez e merecem ter acesso à informação e oportunidades que as levem para além das dificuldades e exclusão que enfrentam no dia a dia”, relata a jornalista.

A iniciativa teve uma boa receptividade das garotas

A consulesa da França, Alexandra Loras, que luta contra o racismo e pela inclusão social, é a embaixadora do projeto, pois acredita na força de união das mulheres. “O conhecimento é um importante agente de transformação e queremos ser este canal”, reforça ela em comunicado à imprensa.

O núcleo de conselheiras do “Plano de Menina” é formado por jornalistas, sociólogas, economistas, estilistas, publicitárias, executivas e empreendedoras. Eliane Dias, produtora do Racionais MC e advogada responsável pelo SOS Racismo, está entre as participantes da iniciativa. A ideia é criar um banco de talentos à disposição das garotas.

O núcleo de conselheiras do projeto é formado por profissionais de diversas áreas

Sobre o Plano Feminino

O Plano Feminino é uma plataforma de conteúdo, mídia e consultoria em branding criada em 2010, no Dia Internacional da Mulher, pela jornalista Viviane Duarte.

O site nasceu para criar conexões relevantes entre marcas e consumidoras. Além disso, tem como objetivo desconstruir estereótipos e empoderar mulheres por meio de projetos e ações com propósito, realizando consultorias e reposicionando mensagens que fazem sentido para as consumidoras.

1
Morre Gilberto Dimenstein, jornalista e fundador da Catraca Livre
É com profunda tristeza que a Catraca Livre anuncia o falecimento de seu fundador, Gilberto Dimenstein, aos 63 anos de …
2
Entenda a operação da Polícia Federal de combate às fake news
O combate às fake news ganhou um novo e importante capítulo nesta semana com a Polícia Federal realizando uma série …
3
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
4
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
5
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
6
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
7
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
8
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …