Projeto busca empoderar meninas nas periferias de SP e RJ

A iniciativa nasceu para inspirar jovens de 13 a 18 anos a colocarem seus planos em prática

A plataforma Plano Feminino lançou um projeto que tem como objetivo empoderar as garotas que vivem em bairros periféricos das cidades pelo Brasil. Intitulada “Plano de Menina”, a iniciativa criada em março deste ano leva informações e debates para inspirar e fazer com que as jovens de 13 a 18 anos coloquem seus planos em prática.

Todos os sábados, serão realizados workshops e brincadeiras educativas para as meninas discutirem temas como autoestima, sexo, educação financeira, liderança feminina, tecnologia e empreendedorismo. Por enquanto, o projeto está apenas nas comunidades de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a intenção é aumentar o alcance a partir de parcerias com outras marcas.

O “Plano de Menina” quer levar o feminismo às periferias

Em entrevista ao Catraca Livre, Viviane Duarte, jornalista e fundadora do Plano Feminino, afirma: “Falar de empoderamento é ainda mais poderoso quando estamos realizando algo fora das mídias sociais. Queremos nos tornar agentes de transformação por meio de iniciativas que promovam a educação e a realização de planos de meninas e mulheres de todo Brasil”.

Mesmo com pouco tempo de existência, a ação já teve uma receptividade bastante positiva. “É incrível ver o engajamento das meninas. Em uma escola do Grajaú, falamos com 200 jovens e 90% aderiram ao projeto. Elas querem voz e vez e merecem ter acesso à informação e oportunidades que as levem para além das dificuldades e exclusão que enfrentam no dia a dia”, relata a jornalista.

A iniciativa teve uma boa receptividade das garotas

A consulesa da França, Alexandra Loras, que luta contra o racismo e pela inclusão social, é a embaixadora do projeto, pois acredita na força de união das mulheres. “O conhecimento é um importante agente de transformação e queremos ser este canal”, reforça ela em comunicado à imprensa.

O núcleo de conselheiras do “Plano de Menina” é formado por jornalistas, sociólogas, economistas, estilistas, publicitárias, executivas e empreendedoras. Eliane Dias, produtora do Racionais MC e advogada responsável pelo SOS Racismo, está entre as participantes da iniciativa. A ideia é criar um banco de talentos à disposição das garotas.

O núcleo de conselheiras do projeto é formado por profissionais de diversas áreas

Sobre o Plano Feminino

O Plano Feminino é uma plataforma de conteúdo, mídia e consultoria em branding criada em 2010, no Dia Internacional da Mulher, pela jornalista Viviane Duarte.

O site nasceu para criar conexões relevantes entre marcas e consumidoras. Além disso, tem como objetivo desconstruir estereótipos e empoderar mulheres por meio de projetos e ações com propósito, realizando consultorias e reposicionando mensagens que fazem sentido para as consumidoras.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
2
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
3
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
4
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
5
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …
6
02:10
Danilo Gentili faz a mais impactante piada sobre Eduardo Bolsonaro
Foi o ataque mais devastador à Jair Bolsonaro. Não apenas porque suas piadas sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro viralizaram …
7
02:59
É exagero comparar Joel Santana com Eduardo Bolsonaro?
Você pode achar que o título desse vídeo é exagerado. Afinal, poucas coisas podem ser piores do que o inglês …
8
03:49
Curiosidades sobre os 50 anos da chegada do homem à lua
Há exatos 50 anos um grupo de astronautas americanos pousava na lua pela primeira vez. O momento foi um dos …