Últimas notícias:

Loading...

Projeto de Manaus luta contra clichês e exalta cultura cabocla

O Caboquês Ilustrado mostra, através de um dicionário bem-humorado, como é importante valorizar a cultura do norte do país

Por: Redação

Quando alguém que não conhece o norte do país pensa em Manaus as imagens que vêm à cabeça são de onças, selva, índios e canoas. Mostrar que a cultura local vai muito além desses clichês é o objetivo do Studio Caboco, que reúne conhecimento dos caboclos tradicionais e técnicas de design e produção para passar essa mensagem.

O principal projeto do Studio, criado pelos designers Markeeto Silva e Glauber Gomes, é o Caboquês Ilustrado, que convida a população local a vestir a camisa da cultura cabocla, literalmente. As estampas de camisetas feitas pela dupla mostram o significado das expressões e adjetivos comumente usados na região, que são indecifráveis para que não é dela, mas que carregam décadas de significado histórico.

O Studio Caboco atua como prestador de serviços em design para diversos projetos, empresas e instituições que visam o desenvolvimento da cultura local. Outra de suas criações, por exemplo, foi o aplicativo do Museu da Amazônia,  o Musa. Para conhecer mais sobre os projetos, veja a reportagem feita pelo Imagina na Copa.  O vídeo da matéria pode ser assistido abaixo.

Compartilhe: