Projeto distribui livros em pontos de ônibus na zona sul de SP

Idealizada pelo poeta Binho, a ação transforma o cotidiano das pessoas por meio da leitura

Por: Heloisa Aun Comunicar erro
  • “Um livro de poesia na gaveta não adianta nada. Lugar de poesia é na calçada.” (Sérgio Sampaio)

Assim como na frase citada acima, a democratização da literatura é o que move as ações criadas pelo poeta Binho, 52, do Sarau do Binho, na zona sul de São Paulo.

A mais recente delas, intitulada “Livro no Ponto”, oferece diariamente livros de diferentes áreas e linguagens em dois pontos de ônibus na estrada do Campo Limpo, altura do nº 5.100, também na região sul da capital paulista.

A iniciativa promove o acesso à leitura no espaço público
A iniciativa promove o acesso à leitura no espaço público

Criada há três anos, o objetivo da iniciativa é distribuir obras gratuitas à população do bairro e promover o acesso à leitura.

“Recebemos os livros em doações e muitas pessoas também já levam os livros diretamente aos pontos, contribuindo com a continuidade do projeto”, afirma Suzi Soares, 50, produtora e educadora colaboradora do projeto.

A iniciativa

Distribuir livros é a maior poesia de Binho há anos. Em 2009, o poeta criou a “Bicicloteca”, uma biblioteca adaptada com cestos de obras para empréstimo nos pontos de ônibus no Campo Limpo, que teve o apoio do “Programa VAI”, da Prefeitura de São Paulo.

Desde então, outras ações de incentivo à leitura foram realizadas por seu coletivo, como a “Brechoteca”, a distruição de livros no Terminal Campo Limpo e o “Pratiler” (prateleiras com livros em pequenos comércios).

A partir das ideias iniciais, Binho e Suzi acabaram acumulando alguns livros que vinham de doações e ficavam guardados em uma garagem. Foi quando surgiu o projeto “Livro no Ponto”.

“Há muito tempo vinha pensando sobre a dificuldade que muitas pessoas têm pra terem acesso aos livros, da burocracia das bibliotecas e do preço dos livros nas livrarias. Nos pontos de ônibus, a circulação de pessoas é muito grande, por isso começamos este projeto”, conta Suzi.

Com a repercussão positiva, o intuito é expandir a iniciativa para outros pontos de ônibus no futuro.

“Há milhares de títulos à disposição e acredito que algum deles sempre irá despertar o interesse de alguém. É importante que os livros circulem entre as pessoas. Não adianta nada uma estante cheia de livros, mas sem leitores”, finaliza Suzi.

Quer doar livros para o projeto? Entre em contato pela página no Facebook.

Saiba mais no vídeo abaixo:

  • A literatura espalhada pela cidade: conheça o mapa colaborativo do Catraca Livre que reúne os saraus de São paulo. Veja aqui
1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …