Projeto incentiva a leitura de livros escritos por mulheres

A iniciativa quer colocar em evidência a literatura produzida por mulheres por meio de rodas de leitura

Com o objetivo de promover a leitura de textos literários e livros escritos por mulheres, as três amigas e ativistas Juliana Leuenroth, Juliana Gomes e Michelle Henriques criaram o projeto Leia Mulheres no início do ano passado. O clube de leitura feminista, que teve início em São Paulo, logo se expandiu por todo país.

Inspirada na campanha #readwomen2014, da escritora britânica Joanna Walsh, que também propunha a leitura de mais autoras, a iniciativa brasileira nasceu para colocar em evidência a literatura produzida por mulheres por meio de rodas de discussões em diversas cidades.

O clube de leitura traz a discussão de livros escritos por mulheres

“A maioria das pessoas que frequenta o clube não é do meio editorial. Elas têm profissões diversas, e essa troca de experiências é o mais bacana. Queremos trazer a literatura para perto, não elitizá-la”, conta Juliana Gomes, em entrevista ao Catraca Livre.

De acordo com Juliana, os livros das rodas são escolhidos pelas mediadores das cidades ou por meio de votação online das mulheres que participam dos encontros.

Atualmente, os clubes de leitura acontecem em São Paulo, Rio de Janeiro, Boa Vista, Recife, Curitiba, Sorocaba, Itapetininga, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, Campina Grande, Maceió, São Bernardo do Campo, Campinas, Brasília, Belo Horizonte, Sarapuí e Juiz de Fora. Para consultar a agenda, clique neste link.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
2
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
3
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
4
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
5
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
6
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …
7
05:25
Projeto pode acabar com multa no transporte de criança sem cadeirinha
De acordo com o projeto de lei entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia …
8
02:00
Maior parte dos brasileiros é contra flexibilização das armas
Uma pesquisa divulgada pelo Ibope aponta que a maior parte dos brasileiros não apoia a flexibilização do porte e da …