Projeto ‘Livres Livros’ estimula leitura gratuita em praças

Atualmente, são 10 mini-bibliotecas instaladas em Salvador

O projeto Livre Livros quer espalhar 50 mini-bibliotecas pelos espaços públicos de Salvador

Quem aprecia caminhar e se exercitar por algumas praças da cidade, já deve ter reparado em casinhas de madeira com balões vermelhos com livros infantis, adultos e clássicos de literatura. A ação faz parte do projeto Livres Livros, que tem como objetivo democratizar o acesso à leitura por meio de ações de contação de histórias e mobilização da comunidade.

O projeto é inspirado na iniciativa norte-americana Little Free Library e tem a intenção de instalar 50 mini-bibliotecas em espaços públicos de Salvador. Atua com o objetivo de dar acesso a leitura de forma gratuita, dialogando com a comunidade e com a participação da sociedade numa troca de livros infinita no conceito: deixe um livro, leve um livro.

Atualmente, são 10 unidades instaladas em Salvador. No bairro da Pituba ficam localizadas nas praças Ana Lúcia Magalhães e Loteamento Aquarius, além da unidade na Praça do Tricolor e na Praça das Borboletas na Boca do Rio, Praça Pau Brasil no Rio Vermelho, e uma unidade implantada dentro da Creche Criança Feliz em Sussuarana, na orla de Itapuã, na Ladeira da Preguiça, no Ponto Verde, no Stiep e em Malhadas em Mata de São João.

A meta é implantar um total de 50 unidades em praças e espaços públicos da cidade.