CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Projeto manifesta poesia na pele feminina

Projeto empondera a diversidade do corpo feminino e critica seu uso como mercadoria através de intervenções poéticas

Por: Redação

Com objetivo de tirar a poesia do papel e transmutá-la, nasceu o  “Poesia Segunda Pele”. Há quatro meses, o projeto coloca mulheres como personagens principais de intervenções poéticas que usam o corpo feminino para escrever versos.

“Estava em um processo de colagem enquanto fanzinava a parede do meu quarto e escrevi as palavras poesia e segunda pele ao lado de uma foto minha e a ideia brotou. Um amiga aceitou pintar versos com batom pelo corpo e fotografar, dando inicio ao projeto. Depois disso a página foi criada e tudo aconteceu”, explica a produtora da Baixada Fluminense, Camila Senna, que toca o Poesia Segunda Pele. E, desde então, cerca de 20 mulheres já foram fotografadas.

Facebook Poesia Segunda Pele
Camila Senna comanda o projeto fotografando e criando os versos

Por escolher mulheres como modelos, o projeto tem o objetivo de trabalhar a questão do gênero. “Comecei com as mulheres por conta do uso abusivo da mulher como mercadoria. E, o projeto tem encantado até mesmo as mulheres machistas por exaltar a diversidade feminina”, conta Camila. No entanto, o Poesia Segunda Pele não quer se fechar e futuramente pretende atingir também os homens.

A frases escolhidas para o corpo surgem através de uma conversa entre a produtora e a participante da intervenção. “Me harmonizo com a moça. Faço perguntas sobre o que ferve nela como emoção, estilo literário, signo e coisas do tipo. Partindo da conversa a coisa flui”.

Além das fotos para a Fanpage, o projeto conta ainda com intervenções em espaços públicos e já passou por locais como a Lapa, Centro Cultural Donana, Centro Cultural Silvio Monteiro e Quiosque Globo Rio. As ações fazem parte do objetivo do projeto de reverberar a poesia da Baixada e, em breve, um filme sobre o Poesia Segunda Pele também ajudará nessa missão.

O projeto ganhou admiradores em outros estados e já recebeu fotos do Recife e Maranhão, quem quiser conhecer mais sobre o Poesia Segunda Pele ou até enviar uma foto, basta acessar a página no Facebook. Confira fotos dos ensaios poéticos:

Compartilhe:

Tags:#poesia
1
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
2
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
3
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
4
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
5
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
6
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …
7
Guia Negro Entrevista: O que é ser um corpo negro no mundo?
Neste décimo e último episódio da terceira temporada do Guia Negro Entrevista, o programa revisita seu passado para apresentar um …
8
Vídeo da reunião de Bolsonaro com Moro pode incriminar o presidente? Entenda
E não é que a exibição do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril citado pelo ex-ministro Sergio …