Projeto manifesta poesia na pele feminina

Projeto empondera a diversidade do corpo feminino e critica seu uso como mercadoria através de intervenções poéticas

Por: Redação Comunicar erro

Com objetivo de tirar a poesia do papel e transmutá-la, nasceu o  “Poesia Segunda Pele”. Há quatro meses, o projeto coloca mulheres como personagens principais de intervenções poéticas que usam o corpo feminino para escrever versos.

“Estava em um processo de colagem enquanto fanzinava a parede do meu quarto e escrevi as palavras poesia e segunda pele ao lado de uma foto minha e a ideia brotou. Um amiga aceitou pintar versos com batom pelo corpo e fotografar, dando inicio ao projeto. Depois disso a página foi criada e tudo aconteceu”, explica a produtora da Baixada Fluminense, Camila Senna, que toca o Poesia Segunda Pele. E, desde então, cerca de 20 mulheres já foram fotografadas.

Facebook Poesia Segunda Pele
Camila Senna comanda o projeto fotografando e criando os versos

Por escolher mulheres como modelos, o projeto tem o objetivo de trabalhar a questão do gênero. “Comecei com as mulheres por conta do uso abusivo da mulher como mercadoria. E, o projeto tem encantado até mesmo as mulheres machistas por exaltar a diversidade feminina”, conta Camila. No entanto, o Poesia Segunda Pele não quer se fechar e futuramente pretende atingir também os homens.

A frases escolhidas para o corpo surgem através de uma conversa entre a produtora e a participante da intervenção. “Me harmonizo com a moça. Faço perguntas sobre o que ferve nela como emoção, estilo literário, signo e coisas do tipo. Partindo da conversa a coisa flui”.

Além das fotos para a Fanpage, o projeto conta ainda com intervenções em espaços públicos e já passou por locais como a Lapa, Centro Cultural Donana, Centro Cultural Silvio Monteiro e Quiosque Globo Rio. As ações fazem parte do objetivo do projeto de reverberar a poesia da Baixada e, em breve, um filme sobre o Poesia Segunda Pele também ajudará nessa missão.

O projeto ganhou admiradores em outros estados e já recebeu fotos do Recife e Maranhão, quem quiser conhecer mais sobre o Poesia Segunda Pele ou até enviar uma foto, basta acessar a página no Facebook. Confira fotos dos ensaios poéticos:

Compartilhe:

Tags: #poesia
1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …