Projeto “Planta na Rua” promove mutirões de plantio

A ideia é expandir projeto para todo o Rio

Reunir pessoas e plantar mudas em calçadas e canteiros sem uso pelo cidade é o objetivo do projeto “Planta na Rua”, que nasceu neste ano, na Penha, e se espalha por outros bairros e até estados do país. “A proposta é a adoção de uma local abandonado para lhes dar serventia com um cunho ecológico, pedagógico e de cidadania. E ainda, livrarmos esses lugares de males como o lixo e a dengue através do reflorestamento”, explica Monotelha, fundador do projeto.

Na Penha, onde ocorreram as primeiras cinco edições do projeto, as calçadas da Rua Guatemala ganharam um jardim que foi entregue aos cuidados dos moradores da região. O mesmo ocorreu no Catumbi, segundo bairro a receber o projeto. O “Planta na Rua” agora segue para Honório Gurgel, na Zona Norte e para as comunidades do Fallet e Prazeres, em Santa Teresa.

“A ideia é se espalhar pelo Rio, pelo Brasil e que a proposta possa ser feita em outras partes do mundo. Amigos meus já começaram com ações em Belém e em Brasília“, conta o fundador. O “Planta na Rua” é uma nova versão do programa “Eco-Lógico”, também coordenado por Monotelha, que  criava hortas em terrenos baldios em 2008. Atualmente, o projeto vive da doação de mudas e materiais como pás e garrafas pet. Para participar basta comparecer nos locais munido das ferramentas e quem quiser pode levar frutas, sanduíches e  bebidas, pois no fim de cada edição rola um piquenique.

Mais informações, como que materiais precisam ser doados, podem ser encontradas na página do Facebook. Confira onde ocorrem as próximas edições:

Honório Gurgel

Quando: Domingo, 3 de novembro

Onde: Rua Serinhaem (ponto final do 362)

Horário: 15h

Evento no Facebook

Fallet

Quando: Domingo, 10 de novembro

Onde:  Rua Almirante Alexandrino ( em frente ao número 2063)

Horário: 14h

Evento no Facebook

Morro dos Prazeres

Quando: Domingo, 17 de novembro

Onde: Rua Almirante Alexandrino (em frente ao número 3223)

Horário: 14h

Evento no Facebook