Propaganda de Natal da Perdigão é acusada de racismo na web

Queixa é de que, no comercial, a família pobre é composta por maioria negra, enquanto que a família rica, por maioria branca; parte da web apoiou a marca

Por: Redação | Comunicar erro
propaganda perdigão racista
Crédito: reprodução/YoutubePropaganda de Natal da Perdigão é considerada racista nas redes sociais

Uma propaganda de Natal veiculada pela Perdigão nas redes sociais fez com que o nome da marca ficasse nos trending topics nacionais do Twitter nesta terça-feira, 27. Isso porque a campanha está sendo acusada de racismo por diversos internautas.

Com proposta nobre, a campanha intitulada “Chester Generoso” visa garantir a doação de um frango chester para famílias carentes a cada chester Perdigão comprado.

Porém, alguns internautas que se manifestaram nas redes sociais afirmam que campanha em si foi feita de forma racista.

A família que recebe a doação é essencialmente negra. A matriarca desse núcleo diz na propaganda que antes dessa promoção eles só imaginavam a sensação especial de ter uma ceia completa, e que agora a sensação é real. “Graças a você”, diz a atriz, emocionada.

Em seguida, em um outro núcleo familiar da propaganda, composto por pessoas brancas e negras, o patriarca, representado por um homem branco, diz a uma criança que, comprando um chester, a Perdigão doa outro a uma família “que precisa”.

  • Após a divulgação do vídeo nas redes sociais, muitos internautas acusaram a propaganda de racista. 

“Comercial dos preto fudido ganhano frangassado dos branco legalzão parabéns perdigão”

“Cara, a ideia da Perdigão de doar um Chester a cada um que for comprado é muito boa. A execução da campanha é cagada mesmo. Não tinha ninguém pra falar que TALVEZ não fosse uma boa ideia fazer esse contraponto familia rica branca/familia pobre preta?”

“Comercial da Perdigão: Família faz “caridade de fim de ano” pra dormir com mais tranquilidade e não pensar na desigualdade social nos outros 364 dias do ano.
Quem doa: brancos.
Quem recebe: negros
Somos todos iguais. Vamos viver em harmonia. Mas cada um no seu “lugar” né? 😒”

https://twitter.com/BlocodaCanalha/status/1067395095115247618

“Perdigão, agência, equipe envolvida .. tamos aí se precisar de consultoria”

“Gente será que não tinha ninguém na equipe da perdigão pra avisar sobre esse comercial sem a menor noção?”

  • Teve, também, quem defendesse a marca.

“Sem entender o motivo da problematização da campanha da Perdigão?
Isso é só pq na propaganda desse ano, a família que recebe o chester é negra e a que compra branca?
Mas já fizeram uma ao contrário. O pessoal gosta é de ver problema onde não tem”

“E bem vindos ao chororô do dia: o comercial de natal da Perdigão.”

“Tô achando desnecessária esse fuzuê todo por causa de um comercial da Perdigão. Pra mim está tudo misturado. E a mesa que vcs falam que é do pobre tá melhor do que a minha no final do ano. Parem de tanto mímimi. O preconceito está na cabeça de vcs que colocam vitimismo em tudo”

“Deixa eu perguntar, vocês de Esquerda vão boicotar a Perdigão? Porque se forem eu vou investir na Perdigão, tudo que vocês boicotam faz sucesso.”

ATUALIZAÇÃO

Em nota enviada à Catraca Livre, a Perdigão disse lamentar que a campanha tenha ofendido os consumidores e afirmou não ter tido a intenção de soar preconceituosa.

Confira na íntegra:

A Perdigão lamenta que a campanha publicitária de Natal tenha ofendido qualquer um de nossos consumidores. Nunca foi essa a nossa intenção. Falar de generosidade é, para nós, uma forma de união e agradecimento a todos os nossos consumidores, que há três anos colaboram para o Natal de mais de 6 milhões de pessoas, independente de cor, gênero, raça ou religião. É nisso que acreditamos.

Compartilhe: