CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Quais são os hospitais que mais receberam reclamações em SP?

A pouco mais de um mês para as eleições, o Catraca Livre, em parceria com o site Fiquem Sabendo, divulga lista dos hospitais municipais que mais receberam reclamações nos últimos três anos

Por: Redação

A pouco mais de um mês para as eleições que acontecem em outubro, o Catraca Livre quer saber: qual sua opinião sobre os hospitais da rede municipal de saúde em São Paulo?

Para promover uma discussão com embasamento e informações que fomentem o debate, apresentamos a pesquisa divulgada pelo site de jornalismo de dados Fiquem Sabendo, que -por meio da Lei de Acesso à Informação – destaca os hospitais municipais que receberam o maior número de reclamações entre 2013 e 2015.

Das 17 unidades apresentadas na pesquisa, o hospital da Vila Nhocuné, na Zona Leste, apresenta o pior índice de reclamações: 38,01 a cada 10 mil atendimentos (proporção utilizada para a realização da pesquisa). Entre 2013 e 2015, a unidade realizou 76.296 atendimentos e recebeu um total de 290 reclamações.

Crédito: Emanuel Nunes (Fiquem Sabendo)
Hospital municipal Alexandre Zaio, na Vila Nhocuné (Zona Leste) acumula, proporcionalmente, o maior número de reclamações

Zona Sul reúne três dos cinco hospitais com mais reclamações

Apesar do campeão de reclamações estar localizado na zona leste paulistana, três dos cinco primeiros hospitais que encabeçam a lista estão nos bairros Campo Limpo (1.508), M’Boi Mirim (1.290) e Jabaquara (713) – todos na zona sul.

Juntas, as três unidades de atendimento realizaram 1.394.703 consultas durante o período referido. Ao todo, os três hospitais da zona sul contabilizam 3.511 denúncias.

Os menos reclamados

Se entre os hospitais com o maior número de reclamações predominavam endereços da zona sul paulistana, por outro lado, entre os cinco com menos queixas – a única região que não aparece na lista é, justamente, a sul.

Ao todo, os cinco hospitais em melhores posições no ranking contabilizaram 2018 ocorrências e se dividem entre a região central, leste, norte e oeste da cidade. Com 76 reclamações, o Hospital Municipal do Rio Pequeno é o que menos registrou reclamações nos últimos três anos.

Reprodução/Fiquem Sabendo
Levantamento expõe número de reclamações em unidades de saúde da rede municipal
1
Entenda a operação da Polícia Federal de combate às fake news
O combate às fake news ganhou um novo e importante capítulo nesta semana com a Polícia Federal realizando uma série …
2
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
3
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
4
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
5
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
6
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
7
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …
8
Guia Negro Entrevista: O que é ser um corpo negro no mundo?
Neste décimo e último episódio da terceira temporada do Guia Negro Entrevista, o programa revisita seu passado para apresentar um …