Rafa Brites questiona a ideia de que mãe tem que ser assexuada

Depois que se torna mãe, é comum a mulher sofrer uma série de julgamentos relacionados a seu comportamento, e nem as famosas estão livres disso – a repórter Rafa Brites trouxe isso à tona em um de seus posts em seu perfil no Instagram.

No texto, Rafa, que é mãe de Rocco, nascido em fevereiro, diz que, desde que se tornou mãe, é cobrada para ter uma postura angelical e assexuada: “Qualquer movimento numa dança, decote ou entornada em um copo de gim escuto: ‘Olhaaa a mamãe do Rocco ai curtindo adoidado’. Em um festival de música, eu já pra lá de Bagdá, escuto: ‘Quero ver acordar pra cuidar do baby, hein!!’ ‘Nossa batom vermelho? Seu filho vai ficar com ciúmes da mamãe’. Entre outros vários comentários infelizes, a maioria machistas e vindo de mulheres”.

Ela pede para que as pessoas que lhe disseram isso não se ofendam, e entendam que não têm culpa, mas que integram uma engrenagem machista e um “inconsciente coletivo de acreditar que a mulher ao virar mãe, por ser algo tão divino e sagrado, passe a ser cândida, e não possa mais ser sensual, provocante, evitando, assim, ser alvo de olhos furtivos”.

Rafa Brites diz que, depois de ser mãe, ama ainda mais seu corpo

Rafa comenta, ainda, como a recepção aos homens que têm filhos é diferente, muitas vezes enfatizando seu poder de “garanhão”, enquanto a mãe atravessa o duro período do puerpério. Contudo, ela mesma menciona que, em algum momento, “cai a ficha de COMO somos M U L H E R E S, por ter gerido, parido, adotado… alimentado outro ser”. Ela diz que essa confiança, aliás, faz com que se sinta ainda mais segura até para amar seu corpo e buscar seu prazer.

A repórter finaliza dizendo: “Posso ser safada viu? Não se preocupem se vou acordar 05:30 para cuidar do bebê. Talvez sim.. Talvez acorde ao 12:00 e fale… meu filhooooo mamãe ferveu tanto ontemmm… dancei tantooo ontem…. que dormi até mais tarde, agora tô pronta pra nossa farra!! Vai entender que sagrada é a liberdade!”.

Não canonizem as mães. Engraçado,depois que virei mãe tenho sentido uma cobrança por uma postura angelical, imaculada e assexuada. Qualquer movimento numa dança, decote ou entornada em um copo de gin escuto: Olhaaa a mamãe do Rocco ai curtindo adoidado. Em um festival de música eu já pra lá de Bagdá escuto: Quero ver acordar pra cuidar do baby hein!! Nossa batom vermelho? Seu filho vai ficar com ciúmes da mamãe… entre outros vários comentários infelizes, a maioria machistas e vindo de mulhes. Por Favor as pessoas que teceram esses comentários não fiquem chateadas comigo. Não é culpa de vocês! Temos sim um inconsciente coletivo de acreditar que a mulher ao virar mãe, por ser algo tão divino e sagrado, passe a ser candida, e não possa mais ser sensual, provocante evitando assim,ser alvo de olhos furtivos. Algo bem diferente para os pais que desde a gravidez se parabenizam com um tom de garanhão! Aíiii mandou ver hein!! Talvez se vc acabou de parir e está de camisola, absorvente embaixo e em cima, sem tomar banho nem se olhar no espelho até faça sentido se conformar com a canonização…Mas saiba. A hora que a ficha cai de COMO somos M U L H E R E S, por ter gerado, parido, adotado… alimentado outro ser. Vem que vem uma auto confiança tão forte que inevitavelmente nos torna mais sensual. Ao contrário do que a sociedade gostaria, eu perdi ainda mais o pudor. Busco o prazer.Amo mais o meu corpo. Me sinto uma pessoa muito mais interessante. Não consigo ter ciumes das menininhas novinhas lindas em uma festa. Não preciso agradar ninguém. Não tenho mais tempo para o mais ou menos. Meu comportamento e meu bom senso sempre foram e continuaram regídos pelos meus valores. Detesto a posição de mãe mártir. Vítima. E é uma armadilha fácil se cair. E AS MÃES SEPARADAS? Essas então… coitadas!Se desse as família petrificavam-nas! Então olha só: Sigo curtindo a minha vida ainda mais! Posso ser safada viu? Não se preocupem se vou acordar 05:30 para cuidar do bebê. Talvez sim.. Talvez acorde ao 12:00 e fale…meu filhooooo mamãe ferveu tanto ontemmm… dancei tantooo ontem….que dormi até mais tarde, agora tô pronta pra nossa farra!! Vai entender que sagrada é a liberdade !

Uma publicação compartilhada por Rafa Brites (@rafabrites) em

Leia mais:

Compartilhe:

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …