Raíssa Santana representa o Brasil no Miss Universo neste domingo

A Miss Brasil Raíssa Santana, 21, vai representar o país no concurso Miss Universo, que acontece na noite deste domingo, 29. A modelo e estudante de marketing a é a segunda negra a conquistar a coroa 30 anos depois da gaúcha Deise Nunes, que ganhou o título em 1986 e se tornou a primeira Miss Brasil negra.

Em 2016, o concurso de beleza nacional teve recorde de candidatas negras com representantes de seis Estados: Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Rondônia e São Paulo. Apesar da representatividade negra ainda ser muito baixa nesse tipo de concurso, já que cerca de 54% da população brasileira é composta por negros, esse número inédito mereceu ser comemorado.

Deise Nunes, a primeira Miss Brasil negra, disse ao Ego que acredita que a vitória no Miss Universo pode ajudar muito na luta pela igualdade. “Seria uma grande vitória para o Brasil e mais ainda para a beleza negra. Seria mais uma prova de que o negro é bonito e pode chegar onde quiser, basta ter foco e determinação”, ressaltou.

Raíssa está nas Filipinas, onde acontece o concurso, desde o dia 12. A hashtag #AgoraEuSouRaissa se transformou em torcida para a brasileira, que é considerada uma das favoritas do público. A torcida virtual pode fazer diferença, já que um das candidatas do top 12 será escolhida por voto popular on-line.