CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Raoni lidera lista de apostas do Nobel da Paz

Agressões de Jair Bolsonaro ao cacique deram impulso à campanha do líder indígena para receber o Nobel

Por: Redação

Atacado pelo presidente Jair Bolsonaro em seu discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU, no final de setembro, em Nova York, o cacique  Raoni Metuktire é um dos nomes cotados para receber o prêmio Nobel da Paz, que será anunciado nesta sexta-feira, 11, em Oslo.

Crédito: DivulgaçãoO cacique Raoni Metuktire é um dos cotados para ganhar o Prêmio Nobel da Paz

Diversas publicações que colocam o líder indígena símbolo da proteção da Amazônia entre os cinco favoritos ao prêmio, como sueca Greta Thunberg, o etíope Abiy Ahmed e a primeira-ministra neozelandesa Jacinda Ardern.

A Time Magazine lembrou que Raoni “passou sua vida protegendo sua casa, a floresta Amazônica”. Na apresentação do cacique, não faltam referências a Bolsonaro nem aos incêndios na Amazônia.

Se Raoni ganhar o prêmio nesta sexta-feira, ele pode ou não ser o primeiro brasileiro agraciado —depende do ponto de vista. Em 1960, Peter Brian Medawar, nascido em Petrópolis (RJ), levou o Nobel de Medicina.

Dos concorrentes, 223 são indivíduos e 78 são organizações. Estão bem cotados o Repórteres Sem Fronteiras, que lutam pela liberdade de imprensa e proteção de jornalistas, e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

1
E se Bolsonaro foi contaminado com coronavírus?
O que não passava de pura especulação e teoria da conspiração tem ganhado ares de verdade com novos capítulos envolvendo …
2
Coronavírus: Câmara aprova auxílio de R$600 para pessoas de baixa renda
A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira, 26, uma medida que prevê o pagamento de R$600 para trabalhadores de baixa …
3
Bolsonaro e o coronavírus: um presidente na contramão do mundo
O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na noite de terça-feira, 24, pegou de surpresa integrantes do governo e …
4
Entenda a MP da Morte: da polêmica e revogação por Bolsonaro até o erro de redação de Guedes
Em apenas uma canetada o presidente Jair Bolsonaro autorizou empresas a suspenderem contratos com seus empregados por 4 meses, sem …
5
Coronavírus no RJ: a situação dos transportes e dos comércios
O Rio de Janeiro adotou medidas mais severas para conter o avanço do novo coronavírus. O governador do estado, Wilson …
6
Eduardo Bolsonaro cria crise diplomática ao culpar a China pelo coronavírus
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) meteu o pé pelas mãos, botou a culpa do coronavírus totalmente na China e …
7
Coronavírus: Bolsonaro anuncia medidas de emergência para conter a doença
Durante uma live nesta quarta-feira, 18, O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou novas medidas na área econômica, na saúde …
8
Coronavírus em SP: comércios fechados e transportes interrompidos no ABC
São Paulo é o estados mais afetados pelo novo coronavírus no país. Para tentar conter o avanço da doença, medidas …