Reino Unido registra casos de xenofobia após saída da UE

No dia 23 de junho, o Reino Unido anunciou sua saída da União Europeia (UE), o que acarreta inúmeras consequências para os países envolvidos. Desde então, por exemplo, foram registrados mais de 100 casos de xenofobia no país.

A comunidade polonesa foi um dos alvos de ataques racistas. O Centro Cultural Polonês, em Londres, amanheceu com sua fachada com as pixações “Vá embora”. Depois desse incidente, o instituto publicou em sua página do Facebook um agradecimento às pessoas que enviaram mensagens de apoio.

Além disso, em Huntingdon, cidade de 23 mil habitantes, foram pendurados cartazes em um colégio com os dizeres “Saiam da UE/ Chega de parasitas poloneses”. Alguns poloneses dessa região também receberam cartas com ameaças em suas caixas de correio.

Outros episódios xenófobos foram registrados no país. Um cidadão publicou em sua conta do Twitter que, enquanto estava no supermercado, ouviu um homem falando “Isto agora é a Inglaterra, os estrangeiros tem 48 horas para sair daqui. Quem é estrangeiro aqui? Algum estrangeiro?”.

Cenas semelhantes a essas foram divulgadas na internet por usuários anônimos que as presenciaram. Um vídeo filmado em Hackney retratou um inglês gritando “Volte para o seu país!” para um motorista. Este outro registro mostra um grupo de adolescentes discutindo com um homem e um deles diz “Volte para a África”.

Segundo informações da agência de notícias Lusa, membros da comunidade portuguesa também sofreram racismo. Em Londres, uma portuguesa relatou que jovens cuspiram em sua cara e a agrediram com uma bandeira inglesa.

O primeiro ministro do Reino Unido, David Cameron, condenou os casos de xenofobia. “Temos de ser absolutamente claros que este governo não tolerará a intolerância”, afirmou seu porta-voz. O prefeito de Londres pediu à polícia que permaneça atenta.

Repercussão mundial 

Nas redes sociais, famosos demonstraram indignação com a decisão da saída do Reino Unido da UE.

“Acho que eu nunca quis tanto que existisse magia”
“Não importa o resultado, a votação da #Brexit mostra como metade de qualquer população é convencida rapidamente de votar contra ela mesma. Uma lição e tanto.”
“Europa, você estará melhor sem os britânicos! Agora que há uma vaga sobrando, nos inclua! Nós queremos o que a Europa tem: cuidados de saúde gratuitos, faculdades gratuitas, cerveja verdadeira!”
“Eu realmente acredito que essa é uma das coisas mais devastadoras que aconteceram durante a minha vida. Nesta manhã, eu senti um medo que eu nunca havia sentido antes.”