Relatório reúne irregularidades nas calçadas em cidades no Brasil

No total, 2.017 ocorrências foram denunciadas em cerca de 80 municípios do país

Por: Redação | Comunicar erro

Percorrer as ruas de uma grande cidade, em qualquer canto do Brasil, é sempre um grande desafio: buracos, degraus, postes errados, obstáculos de toda natureza, colocam à prova o bem-estar e vigor físico de milhões de pessoas todos os dias.

Em busca de mais acessibilidade aos pedestres, ativistas do Corrida Amiga, com o apoio de outras organizações, criaram a campanha #CalçadaCilada2016 para mapear os problemas de calçadas, avenidas, ruas e praças por meio do aplicativo Cidadera. Com o sistema, que teve a colaboração de pessoas em todo o território nacional, foi lançado um relatório que apresenta as irregularidades nas vias públicas.

Após quatro semanas de ações, a iniciativa chegou a alguns resultados. No total, foram denunciadas 2.017 ocorrências em cerca de 80 municípios de 17 estados, a partir do apoio de 40 organizações parceiras. Entre os comentários mais recorrentes, estão: calçadas estreitas, esburacadas, irregulares, com degraus e obstruídas (por comerciantes, resíduos, entulhos e carros).

A campanha pretende melhorar a acessibilidade no Brasil

Com o apoio de voluntários, a campanha quer pressionar os órgãos responsáveis dos municípios estudados, em SACs, mídias sociais, páginas das prefeituras, para reivindicar um posicionamento em relação aos resultados e solicitar a solução dos problemas.

Agora, o objetivo é reunir metodologias de avaliação da caminhabilidade de várias organizações para colocar em prática um trabalho nacional que estimule a melhoria das calçadas e acessibilidade aos pedestres.

Confira aqui o relatório final do projeto.

Via Mobilize Brasil

Compartilhe:

Tags: #Brasil
1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …