Relatório reúne irregularidades nas calçadas em cidades no Brasil

No total, 2.017 ocorrências foram denunciadas em cerca de 80 municípios do país

Por: Redação | Comunicar erro
Tags: #brasil

Percorrer as ruas de uma grande cidade, em qualquer canto do Brasil, é sempre um grande desafio: buracos, degraus, postes errados, obstáculos de toda natureza, colocam à prova o bem-estar e vigor físico de milhões de pessoas todos os dias.

Em busca de mais acessibilidade aos pedestres, ativistas do Corrida Amiga, com o apoio de outras organizações, criaram a campanha #CalçadaCilada2016 para mapear os problemas de calçadas, avenidas, ruas e praças por meio do aplicativo Cidadera. Com o sistema, que teve a colaboração de pessoas em todo o território nacional, foi lançado um relatório que apresenta as irregularidades nas vias públicas.

Após quatro semanas de ações, a iniciativa chegou a alguns resultados. No total, foram denunciadas 2.017 ocorrências em cerca de 80 municípios de 17 estados, a partir do apoio de 40 organizações parceiras. Entre os comentários mais recorrentes, estão: calçadas estreitas, esburacadas, irregulares, com degraus e obstruídas (por comerciantes, resíduos, entulhos e carros).

A campanha pretende melhorar a acessibilidade no Brasil

Com o apoio de voluntários, a campanha quer pressionar os órgãos responsáveis dos municípios estudados, em SACs, mídias sociais, páginas das prefeituras, para reivindicar um posicionamento em relação aos resultados e solicitar a solução dos problemas.

Agora, o objetivo é reunir metodologias de avaliação da caminhabilidade de várias organizações para colocar em prática um trabalho nacional que estimule a melhoria das calçadas e acessibilidade aos pedestres.

Confira aqui o relatório final do projeto.

Via Mobilize Brasil

Compartilhe: