Relatório reúne irregularidades nas calçadas em cidades no Brasil

No total, 2.017 ocorrências foram denunciadas em cerca de 80 municípios do país

Por: Redação

Percorrer as ruas de uma grande cidade, em qualquer canto do Brasil, é sempre um grande desafio: buracos, degraus, postes errados, obstáculos de toda natureza, colocam à prova o bem-estar e vigor físico de milhões de pessoas todos os dias.

Em busca de mais acessibilidade aos pedestres, ativistas do Corrida Amiga, com o apoio de outras organizações, criaram a campanha #CalçadaCilada2016 para mapear os problemas de calçadas, avenidas, ruas e praças por meio do aplicativo Cidadera. Com o sistema, que teve a colaboração de pessoas em todo o território nacional, foi lançado um relatório que apresenta as irregularidades nas vias públicas.

Após quatro semanas de ações, a iniciativa chegou a alguns resultados. No total, foram denunciadas 2.017 ocorrências em cerca de 80 municípios de 17 estados, a partir do apoio de 40 organizações parceiras. Entre os comentários mais recorrentes, estão: calçadas estreitas, esburacadas, irregulares, com degraus e obstruídas (por comerciantes, resíduos, entulhos e carros).

A campanha pretende melhorar a acessibilidade no Brasil

Com o apoio de voluntários, a campanha quer pressionar os órgãos responsáveis dos municípios estudados, em SACs, mídias sociais, páginas das prefeituras, para reivindicar um posicionamento em relação aos resultados e solicitar a solução dos problemas.

Agora, o objetivo é reunir metodologias de avaliação da caminhabilidade de várias organizações para colocar em prática um trabalho nacional que estimule a melhoria das calçadas e acessibilidade aos pedestres.

Confira aqui o relatório final do projeto.

Via Mobilize Brasil

Compartilhe:

Tags: #Brasil
1
Bolsonaro deixa o PSL para fundar um novo partido político
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira, 12, que vai deixar o Partido Social Liberal (PSL) após quase dois anos …
2
Entenda a crise política na Bolívia em 8 minutos
Após 13 anos no poder, o presidente boliviano Evo Morales renunciou ao cargo no último domingo, 10, em meio a …
3
DPVAT e INSS: os impactos das medidas de Bolsonaro para a população
O presidente Jair Bolsonaro assinou duas medidas provisórias (MPs) que prometem mudar a vida dos brasileiros. O anúncio foi feito …
4
O retrato da violência doméstica no Brasil
Cerca de 13 mulheres são assassinadas todos os dias no Brasil.  Em uma conta rápida, isso significa 4.750 mortes por …
5
O ambicioso plano de Paulo Guedes para a economia do Brasil
“Transformar o Estado Brasileiro” é o que pretende o ministro da Economia, Paulo Guedes, com o pacote de ações que …
6
O que acontecerá com Lula e outros presos após a decisão do STF?
Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu mudar o entendimento sobre a prisão de condenados em …
7
03:52
No Brasil, 13,5 milhões de pessoas vivem na pobreza extrema
Dados da última edição da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, que analisa a qualidade de vida da população, mostra …
8
03:58
Por que o câncer do prefeito de SP está cada vez mais comum ?
Diagnosticado com um tumor no sistema digestivo, aos 39 anos, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresenta um …