Rio Grande do Sul ganha laboratório cidadão

Primeiro laboratório cidadão do Estado, Translab tem como foco a inovação social para a cidade

20/08/2014 18:27 / Atualizado em 07/05/2020 10:24

Entre os meses de agosto e dezembro, o primeiro laboratório cidadão ou living lab do Rio Grande do Sul, o Translab, realiza um Circuito Montagem com uma série de atividades, como oficinas e seminários.

Algumas das atividades são Catraca Livre* e todas acontecem na capital. O novo laboratório funciona na Casa Duplan, 146, bairro Rio Branco.

O Translab é o único laboratório cidadão independente no Brasil
O Translab é o único laboratório cidadão independente no Brasil

O Translab é o primeiro laboratório cidadão ou living lab do Rio Grande do Sul e é aberto a pessoas interessadas em cruzar arte com ciência e tecnologia, a fim de transformar a vida na cidade, seja por projetos de mobilidade acessível, de design para inclusão, economia criativa, entre outros exemplos.

O conceito de laboratório cidadão é bastante reconhecido na Europa e difundido pela rede Enoll, Rede Europeia de Laboratórios Cidadãos, que há sete anos articula a criação desse tipo de ambiente.

De acordo com a Enoll, existem 12 laboratórios cidadãos no Brasil, distribuídos no Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. O Estado ganha o seu primeiro em Porto Alegre, que é o único independente no Brasil. Mundialmente, o país que se destaca na iniciativa é a Espanha.

Os interessados em participar do projeto devem  entrar em contato com o laboratório através dos telefones (51) 9501-0288 e (51) 9520-1910, ou acompanhar o site do Translab.

Profissionais convidados

Entre os convidados para a série de atividades do Translab estão: a crítica e curadora de arte contemporânea e novas mídias, Daniela Bousso; a professora espanhola de ciências da comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona e diretora de inovação do Citilab (principal entidade da Europa), Laia Sánchez; o engenheiro e diretor do ProteinLab (laboratório cidadão no Chile), Hector Torres, e o jornalista, pesquisador e ativista, Bernardo Gutierrez.
Confira abaixo a programação completa do Circuito:

Agosto

Agosto
//Dia 28, quinta-feira, às 19h30
A revolução dos alimentos, com Raiz Urbana
Uma discussão sobre a produção e consumo de alimentos na cidade, refletindo sobre a qualidade e origem daquilo que consumimos no dia a dia. Provocar o cidadão comum sobre seu papel dentro da cadeia produtiva.
Inscrições: gratuitas através do e-mail oi@translab.cc
Local: Professor Duplan, 146

// Dia 29, 30, 31 sexta-feira (às 19h30), sábado (às 14h) e domingo (às 14h)
Trajetos da arte digital com Daniela Bousso, crítica e curadora de arte contemporânea e novas mídias
Workshop intensivo de 10 horas sobre alternativas criativas para produção e difusão de trabalhos em arte contemporânea. Como o Brasil pode se beneficiar apoiando artistas e projetos de arte digital? Como buscar a inserção de trabalhos inovadores no sistema das artes?
Inscrições: vagas limitadas e informações pelo e-mail oi@translab.cc
Local: Professor Duplan, 146

Setembro

Setembro

// Dia 05, sexta, às 19h
Living Labs – Inovação aberta com foco na vida cotidiana
Ambientes de pesquisa e experimentação para o desenvolvimento de projetos cocriados entre o cidadão, empresas e governos. O olhar é direcionado para necessidades locais, no cruzamento de conhecimentos e estímulo a uma aprendizagem colaborativa.
Mesa redonda com Laia Sanchez, diretora de inovação do Citilab, em Barcelona, Daniela Bousso, crítica e curadora de arte contemporânea e novas mídias, ex-diretora do MIS/ São Paulo) e outros convidados.
Local: ESPM – Auditório do prédio C

// Dia 6, sábado, às 10h
Oficina gratuita com Laia Sanchez sobre as dinâmicas da inovação em laboratórios cidadãos
Oficina gratuita com Daniela Bousso sobre reflexões críticas da arte digital e seus desafios de inserção dentro da inovação social.
Inscrições: gratuitas através do e-mail oi@translab.cc
Local: Professor Duplan, 146

Outubro

Outubro
// Dias 25 e 26 (sábado e domingo), às 10h
Oficina com a compositora e designer de som, Carina Levitan
Vagas limitadas com inscrições pelo e-mail oi@translab.cc
Local: Professor Duplan, 146

Novembro

Novembro
// Dia 5 (quarta-feira), às 14h
Oficina sobre como a internet facilita a vida das pessoas com propósito com o diretor do Proteinlab (Chile), Hector Torres
Inscrições: gratuitas através do e-mail oi@translab.cc
Local: Professor Duplan, 146

// Dia 5 (quarta-feira), às 19h30
Seminário “Em plena construção do Laboratório Cidadão” com o diretor do Proteinlab (Chile), Hector Torres
Local: ESPM – Auditório do Prédio C
Inscrições: gratuitas através do e-mail oi@translab.cc

// Dia 6 (quinta-feira), às 19h30
Oficina sobre redes e organização de comunidades com uso de tecnologias de baixo custo com diretor do Proteinlab (Chile), Hector Torres
Inscrições: gratuitas através do e-mail oi@translab.cc
Local: Professor Duplan, 146

[tab:END]