CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

@RuasBiográficas recupera história de pessoas que viraram nomes de ruas

Relatos sobre vida de personalidade da capital cearense são publicados em página do Instagram

Por: Redação

Curioso para desvendar a história de cidadãos que emprestaram seus nomes para as ruas da capital cearense, o jornalista Emmanuel Montenegro decidiu criar a página @RuasBiográficas.

Durante seu tempo livro, ele  fotografa placas de vários tipos de logradouros (ruas, avenidas, alamedas, travessas) e começa um demorado processo de apuração para levantar e confirmar informações sobre a vida dessas pessoas. Em seguida, todo esse material é publicado nesse perfil do Instagram.

Confira abaixo algumas placasdo projeto @RuasBiográficas:

O insight para criar a iniciativa surgiu quando o idealizador caminhava pela Rua José Lourenço de Castro e Silva e se deparou com uma placa biográfica, já deteriorada pelo tempo e pela falta de cuidado, sobre essa figura.

Montenegro descobriu que o patrono da rua viveu entre 1808 e 1874. Graduado em medicina, o homenageado foi diretor de Instrução e Saúde Pública do Estado, deputado e prefeito de Fortaleza (entre 1841 e 1843).

O jornalista também encontrou que esse tipo de placa surgiu no começo dos anos 90, durante a gestão de Cláudio Pereira, então presidente da Fundação de Cultura e Turismo (Funcet). O prefeito dessa época era Juraci Magalhães.

A ideia do projeto é recuperar os feitos dessas personalidades, valorizando sua história e estimulando a busca dos visitantes da página por histórias interessantes.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.