Saiba como doar seu Imposto de Renda para causas que transformam vidas

Quem doar para projetos dos setores da Cultura, Esporte ou Assistência Social pode reduzir até 6% o valor do IR no ano seguinte

Por: Redação

O imposto que você paga todo ano ao governo pode ser destinado para inúmeras causas sociais, que transformam a vida de pessoas em todo o Brasil por meio da cultura ou do esporte.

Se você não sabia disso e se anima em doar ainda este ano, saiba que até o dia 31 de dezembro é possível direcionar até 6% do IR para organizações da sociedade civil. Em outras palavras, o governo abre mão do recurso e a pessoa não paga nada a mais por isso.

Os incentivos fiscais para doações de pessoas físicas têm como objetivo estimular os setores da Cultura, Esporte, Assistência Social (à Criança, Adolescente e Idoso) e Saúde. Além disso, cada município também tem fundos específicos, caso você queira doar para projetos em sua cidade.

Como saber se eu posso doar?

Só é possível realizar doações do IR se você optou pelo modelo completo de declaração, ou seja, Declaração de IRPF pela Tributação por Deduções Legais. É preciso ter em conta que a base para calcular quanto se pode direcionar para os fundos é o imposto devido, não o imposto a pagar.

Crédito: Reprodução/FacebookO projeto Doutores da Alegria, por exemplo, faz parte das ações que podem receber doações pela Lei Federal de Incentivo à Cultura

Qual é o limite de doação do IR?

O limite total de doação do IR para pessoas físicas é de 6%, que pode ser dividido da seguinte forma: até 6% são para Fundos da Infância e Adolescência, Fundos do Idoso coordenados pela União, Estados, Municípios e Distrito Federal, bem como projetos aprovados pelos Ministérios da Cultura e do Esporte; até 1% para projetos do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas); e até 1% para o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).

Segundo o IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), o somatório destas doações (até os limites de incentivo estabelecidos em lei) é calculado pelo próprio programa da declaração, passando a constar automaticamente da ficha “Cálculo do Imposto”, no item “Dedução de Incentivo”, reduzindo o valor do “Imposto Devido”.

Mesmo que o doador não tenha realizado a doação no ano-base, por exemplo, até 31 de dezembro, é possível doar utilizando incentivos fiscais quando estiver preenchendo sua Declaração de IRPF. Neste caso, porém, as doações só podem ser realizadas para os Fundos da Criança e Adolescente e o limite de incentivo estabelecido em lei é menor.

site da Receita Federal tem um simulador para saber até quanto o contribuinte poderá doar para respeitar o limite imposto pela Receita. E nesta página do IDIS você encontra um passo a passo das principais leis de incentivo e qual o procedimento para doação em cada caso (há diversas entidades e projetos listados em cada fundo).

No ano seguinte, você pagará menos no Imposto de Renda, pois o valor da doação será abatido. Por outro lado, se você pagou muito imposto e estima uma restituição, o valor das doações incentivadas será adicionado ao valor da restituição.

Crédito: Reprodução/IDISEsquema que sua doação percorre até ser abatida no IR a pagar ao adicionada ao valor da restituição

Legal, mas como saber para qual desses projetos direcionar o IR?

Isso é extremamente pessoal, pois depende muito de seu perfil solidário e ideais. Agora que você já sabe para quais fundos e programas pode contribuir com o IR, a Catraca Livre te ajuda a identificar qual causa mais te representa.

Com o teste Descubra sua Causa você vai entender as suas prioridades e decidir que causas apoiar de uma forma simples e divertida. É rápido de fazer, você vai responder algumas perguntas pessoais e sobre o que você curte, para que a gente escolha as causas que mais tem a sua cara. Clique aqui e comece agora mesmo! 


É a Catraca Causando mudanças positivas na sua vida. Porque a nossa maior causa é você. Descubra a sua causa.

Faça o teste clicando neste link. Em poucos minutos você descobre causas importantes que precisam de amparo. E na resposta do teste, você fica sabendo como doar ou fazer trabalho voluntário, simples, rápido e confiável.

1
Bolsonaro pode sofrer impeachment por crime de responsabilidade?
O presidente Jair Bolsonaro compartilhou no whatssapp um vídeo que relembra a facada que tomou durante sua campanha presidencial e …
2
A repercussão dos ataques machistas à jornalista Patrícia Campos Mello
No final da última semana, Hans River do Rio Nascimento foi chamado para prestar depoimento na CPMI das Fake News. …
3
Governo Bolsonaro libera pesca em áreas de conservação ambiental
Uma portaria do Instituto Chico Mendes (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, autorizou a pesca esportiva e amadora …
4
Chuva forte deixa São Paulo debaixo d’água
A chuva que começou ontem não deu sinal de trégua e fez São Paulo amanhecer debaixo d’água nesta segunda-feira, 10. …
5
Coronavírus: aviões da FAB vão retirar brasileiros de Wuhan, na China
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram nesta quarta-feira, 5, em direção a Wuhan, na China, para retirar os …
6
BBB20: Mulheres decidem o destino de Pétrix Barbosa
A união das mulheres  decidiu o destino de Pétrix não apenas no Big Brother Brasil 20, mas também fora da …
7
Damares Alves: abstinência sexual, protesto e contradição?
Por que este grupo de mulheres deu as costas para a ministra Damares Alves enquanto ela defendia sua política de …
8
Bolsonaro e a demissão do secretário que viajou com jato da FAB
O presidente Jair Bolsonaro anunciou em sua conta no Twitter que vai tornar sem efeito a nomeação de José Vicente …