CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Saiba como doar seu Imposto de Renda para causas que transformam vidas

Quem doar para projetos dos setores da Cultura, Esporte ou Assistência Social pode reduzir até 6% o valor do IR no ano seguinte

Por: Redação

O imposto que você paga todo ano ao governo pode ser destinado para inúmeras causas sociais, que transformam a vida de pessoas em todo o Brasil por meio da cultura ou do esporte.

Se você não sabia disso e se anima em doar ainda este ano, saiba que até o dia 31 de dezembro é possível direcionar até 6% do IR para organizações da sociedade civil. Em outras palavras, o governo abre mão do recurso e a pessoa não paga nada a mais por isso.

Os incentivos fiscais para doações de pessoas físicas têm como objetivo estimular os setores da Cultura, Esporte, Assistência Social (à Criança, Adolescente e Idoso) e Saúde. Além disso, cada município também tem fundos específicos, caso você queira doar para projetos em sua cidade.

Como saber se eu posso doar?

Só é possível realizar doações do IR se você optou pelo modelo completo de declaração, ou seja, Declaração de IRPF pela Tributação por Deduções Legais. É preciso ter em conta que a base para calcular quanto se pode direcionar para os fundos é o imposto devido, não o imposto a pagar.

Crédito: Reprodução/FacebookO projeto Doutores da Alegria, por exemplo, faz parte das ações que podem receber doações pela Lei Federal de Incentivo à Cultura

Qual é o limite de doação do IR?

O limite total de doação do IR para pessoas físicas é de 6%, que pode ser dividido da seguinte forma: até 6% são para Fundos da Infância e Adolescência, Fundos do Idoso coordenados pela União, Estados, Municípios e Distrito Federal, bem como projetos aprovados pelos Ministérios da Cultura e do Esporte; até 1% para projetos do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas); e até 1% para o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).

Segundo o IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), o somatório destas doações (até os limites de incentivo estabelecidos em lei) é calculado pelo próprio programa da declaração, passando a constar automaticamente da ficha “Cálculo do Imposto”, no item “Dedução de Incentivo”, reduzindo o valor do “Imposto Devido”.

Mesmo que o doador não tenha realizado a doação no ano-base, por exemplo, até 31 de dezembro, é possível doar utilizando incentivos fiscais quando estiver preenchendo sua Declaração de IRPF. Neste caso, porém, as doações só podem ser realizadas para os Fundos da Criança e Adolescente e o limite de incentivo estabelecido em lei é menor.

site da Receita Federal tem um simulador para saber até quanto o contribuinte poderá doar para respeitar o limite imposto pela Receita. E nesta página do IDIS você encontra um passo a passo das principais leis de incentivo e qual o procedimento para doação em cada caso (há diversas entidades e projetos listados em cada fundo).

No ano seguinte, você pagará menos no Imposto de Renda, pois o valor da doação será abatido. Por outro lado, se você pagou muito imposto e estima uma restituição, o valor das doações incentivadas será adicionado ao valor da restituição.

Crédito: Reprodução/IDISEsquema que sua doação percorre até ser abatida no IR a pagar ao adicionada ao valor da restituição

Legal, mas como saber para qual desses projetos direcionar o IR?

Isso é extremamente pessoal, pois depende muito de seu perfil solidário e ideais. Agora que você já sabe para quais fundos e programas pode contribuir com o IR, a Catraca Livre te ajuda a identificar qual causa mais te representa.

Com o teste Descubra sua Causa você vai entender as suas prioridades e decidir que causas apoiar de uma forma simples e divertida. É rápido de fazer, você vai responder algumas perguntas pessoais e sobre o que você curte, para que a gente escolha as causas que mais tem a sua cara. Clique aqui e comece agora mesmo! 


É a Catraca Causando mudanças positivas na sua vida. Porque a nossa maior causa é você. Descubra a sua causa.

Faça o teste clicando neste link. Em poucos minutos você descobre causas importantes que precisam de amparo. E na resposta do teste, você fica sabendo como doar ou fazer trabalho voluntário, simples, rápido e confiável.

1
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
2
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
3
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
4
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
5
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …
6
Guia Negro Entrevista: O que é ser um corpo negro no mundo?
Neste décimo e último episódio da terceira temporada do Guia Negro Entrevista, o programa revisita seu passado para apresentar um …
7
Vídeo da reunião de Bolsonaro com Moro pode incriminar o presidente? Entenda
E não é que a exibição do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril citado pelo ex-ministro Sergio …
8
3 países que mostraram que é possível conter o coronavírus
Nova Zelândia, Alemanha e Taiwan. O que esses três locais têm em comum? Eles mostraram para o mundo que ações rápidas …