Saiba o que está por trás da foto da criança síria que ‘se rende’

Na última semana, a foto de uma criança com as mãos para cima, como se estivesse se entregando, comoveu a internet e trouxe várias controvérsias em relação à autoria e data da imagem. A fotografia começou a viralizar no Twitter no dia 24 de março, quando foi postada por Nadia Abu Shaban, uma fotógrafa de Gaza.

A fotografia foi tirada no campo de refugiados de Atmeh na Síria, em dezembro do ano passado

Nadia, por sua vez, confirmou que não tinha tirado a foto, mas não sabia explicar quem havia captado. No Imgur, um site de compartilhamento de imagens, um usuário pesquisou a origem da fotografia – um clipping de um jornal – e disse que ela era real, mas tirada “por volta de 2012”. A mensagem também nomeou o fotógrafo: o turco Osman Sağırlı.

Em entrevista à reportagem da BBC, Sağırl desvendou o mistério. A criança é, de fato, uma menina, Hudea, de 4 anos. A fotografia foi tirada no campo de refugiados de Atmeh na Síria, em dezembro do ano passado. Hudea viajou ao campo – a cerca de 10 km da fronteira turca – com a mãe e dois irmãos, a 150 km da cidade deles, Hama.

“Eu usei uma lente de telefoto e ela pensou que fosse uma arma. Depois que eu tirei eu olhei (para a foto) e percebi que ela (a criança) estava assustada, porque ela mordeu os lábios e levantou as mãos. Normalmente, crianças correm, escondem os rostos ou sorriem quando veem uma câmera”, contou Sağırlı à BBC.

A imagem foi publicada inicialmente no jornal Türkiye em janeiro e foi amplamente compartilhada pelas redes sociais em turco, mas só na semana passada tornou-se viral em mídias de língua inglesa e aqui no Brasil.