Últimas notícias:

Loading...

São Paulo elege dois transexuais entre os dez vereadores mais votados

Erika Hilton é primeira travesti eleita na Câmara de São Paulo, com mais 50 mil votos; Thammy conquistou mais de 40 mil votos e garantiu a 9ª posição

Por: Redação
Ouça este conteúdo

No último domingo, 16, aconteceram as eleições municipais por todo o Brasil. Em São Paulo, dois transexuais foram eleitos e ficaram entre os dez vereadores mais votados na capital. Com 100% das urnas apuradas, Erika Hilton (PSOL) foi a mulher mais bem votada entre todos os candidatos a vereador no município, garantindo a 6ª posição com mais de 50 mil votos. Já Thammy Miranda (PL), angariou mais de 40 mil votos e ficou em 9º lugar na disputa eleitoral.

São Paulo elege dois transexuais entre os dez vereadores mais votados
Crédito: Reprodução/InstagramSão Paulo elege dois transexuais entre os dez vereadores mais votados

A vitória de Erika Hilton, ativista de Direitos Humanos, foi muito comemorada nas redes sociais, começando pelo seu próprio perfil.

“Vencemos! Com 99% das urnas apuradas já é possível dizer: mulher preta e trans eleita a vereadora mais votada da cidade! Feminista, antirracista, LGBT e do PSOL. A primeira da história! Com mais de 50 mil votos. Obrigada!”, escreveu.

Com 27 anos, Erika foi co-deputada no mandato coletivo da Bancada Ativista na Assembleia Legislativa de São Paulo. Em 2020, a parlamentar decidiu concorrer com uma chapa única.

Veja o discurso de comemoração da candidata eleita em São Paulo

Thammy Miranda, filho da cantora Gretchen, também foi comemorar vitória pelas redes sociais. No vídeo, ele aparece emocionado agradecendo pelos os votos, desculpando-se pela cara de choro e cabelo despenteado, causados, segundo ele, pela comemoração.

“Quando eu decidi me candidatar eu sabia que o desafio era grande e o caminho para conquistar as pessoas que querem um representante na Câmara Municipal com garra e com coragem. Mas enfim esse dia chegou e eu só posso dizer que tudo valeu a pena. É meu dever retribuir tudo isso para vocês. Agora começa um novo tempo, um novo ciclo na minha vida e eu vou mostrar que eu sou gente que cuida de gente. Meu muito obrigada a vocês. Me perdoem a minha cara de choro, o meu cabelo descabelado. A gente estava comemorando muito aqui. Meu mandato vai ser participativo, colaborativo, esse é um mandato que você vai participar comigo. Eu amo todos vocês”, disse.

Desde 2015 ele se identifica com o gênero masculino, atualmente, Thammy é pai de Bento, de 10 meses, fruto do casamento com a modelo e assistente de palco Andressa Ferreira.

Vale lembrar que em Julho deste ano ele foi virtualmente atacado por protagonizar uma camapanha do Dia dos Pais da Natura.

Confira os 10 vereadores mais votados na cidade SP

1- Eduardo Suplicy (PT)
2- Milton Leite (DEM)
3- Delegado Palumbo (MDB)
4- Felipe Becari (PSD)
5- Fernando Holiday (Patriota)
6- Erika Hilton (PSOL)
7- Roberto Tripoli (PV)
8- Silvia Da Bancada Feminista (PSOL)
9 – Thammy Miranda (PL)
10- André Santos (Republicanos)

Compartilhe:

Tags: #Eleições