“São Paulo está pegando fogo”

Entrevista publicada na Revista da Folha Sãopaulo

O canadense Stan Stalnaker, 37, é fundador da Hub Culture, a rede social que elegeu a capital paulista a cidade do momento. Ele falou por e-mail à Revista da Folha  Sãopaulo.

O que é a Hub Culture e como funciona o ranking Zeitgeist?

É uma rede social colaborativa que conecta líderes mundiais de diferentes áreas, como negócios e cultura. É formada por 25 mil membros, todos convidados. Começamos o ranking em 2007 como uma forma de entender o que faz um lugar refletir o espírito do tempo em que vivemos.

Quais os critérios dessa eleição?

Ela não funciona por meio de voto. Perguntamos aos membros e eles debatem em conversas virtuais.

Por que São Paulo é o “lugar para se estar hoje”?

São Paulo atrai gente talentosa e com vontade de desenvolver seus projetos pessoais, ativar a vida cultural da cidade. Os membros do Hub Culture dizem que há um sentimento de inquietação e potencial em São Paulo. A cidade está pegando fogo.

Qual cidade ameaça nosso primeiro lugar no ranking?

Los Angeles já esteve no topo durante três anos, Berlim sempre fica entre as mais citadas, e a China está ganhando posições rapidamente. Mas São Paulo ainda vai ocupar essa posição por algum tempo.

O que vem à sua mente quando alguém fala de São Paulo?

Penso em escala. É uma cidade imensa, um lugar bom para se perder. Um fator crucial para liderar o ranking Zeitgeist é quando os cidadãos param de se preocupar com o que está acontecendo no resto do mundo e passam a pensar em seu próprio crescimento, desenvolver seus talentos naturais. É um momento mágico.

Conheça o resultado do ranking Zeitgeist 2011

1 São Paulo

2 Estocolmo

3 Sidney

4 Berlim

5 Los Angeles

6 Nova York

7 Hong Kong

8 Xangai

9 Londres

10 São Francisco