São Paulo se prepara para 7º Desafio Intermodal

E o Catraca Livre está na corrida! A editora de Urbanidade, Clara Caldeira, irá participar do desafio como pedestre.

Qual é o método mais eficiente para se locomover em São Paulo? Pela sétima vez, o Desafio Intermodal tenta responder essa pergunta e promove,  no dia 13 de setembro, uma corrida entre 15 desafiantes. São eles pedestres (um andando e outro correndo), ciclistas (um em vias calmas, um em vias rápidas e outro utilizando também o metrô, com uma bicicleta dobrável), além de um cadeirante (que vai pegar ônibus) e participantes em carro, moto, ônibus, trem (um competidor em trem + ônibus e outro utilizando trem + metrô), patins, skate, handbike e helicóptero.

Para vencer, não basta chegar antes. São considerados também os custos e a emissão de gás carbônico de cada meio de transporte. Os competidores terão também de respeitar todas as leis de trânsito. Além disso, o tempo de desafiantes que usarão metrô e trens contará também o percurso até a estação.

Bicicleta venceu 4 das 6 edições de desafio

Às 18h da quinta-feira, os competidores partirão da Praça General Gentil Falcão – Brooklin (Altura do número 1.000 da avenida Eng. Luis Carlos Berrini), com destino a preitura de São Paulo, no centro da capital. O percurso tem aproximadamente 10 km.

No ano passado, o meio de transporte vencedor foi a bicicleta. O ciclista chegou à prefeitura em 22 minutos e 50 segundos, cinco minutos antes que a motocicleta. As bicicletas venceram até hoje 4 das 6 edições do desafio. Nas outras edições, as motos chegaram à frente.