SBT veicula comercial com slogan da ditadura e choca o público
Propaganda foi ao ar pouco mais de uma semana após Jair Bolsonaro vencer eleição
O SBT começou a exibir uma vinheta que chocou o público na tarde desta terça-feira, 6. Isso porque o comercial continha a frase “Brasil, ame-o ou deixe-o”, conhecida na época da Ditadura Militar (1964-1985).
É possível notar, depois da apresentação de imagens de pontos turísticos do Brasil, a voz do locutor Carlos Roberto anunciando o slogan.
Não demorou muito para que o assunto tomasse conta das redes sociais. Diversos usuários do Twitter compartilharam a propaganda e se mostraram indignados. Outros, explicaram o verdadeiro significado da frase.
“Pra molecada que não sabe, o slogan ‘Brasil, ame-o ou deixe-o’ era usado pelos militares para justificar a repressão aos movimentos sociais contrários a ditadura. Parece que 1964 é logo ali”, comentou o jornalista William De Lucca.
https://twitter.com/delucca/status/1059870913376731141
"brasil ame-o ou deixe-o"???? mano??? slogan da ditadura passando no sbt? puta merda, caralho!
— camarada debora (@dwborx) November 6, 2018
E aí está o comercial SBTista com o "Brasil: ame-o ou deixe-o", slogan da ditadura militar pic.twitter.com/mZn1f8fjnR
— Carlos A. Fonseca ⭐️⭐️⭐️ (@eucarlosfonseca) November 6, 2018
EU NÃO ACREDITO QUE OUVI O SLOGAN DA DITADURA MILITAR NO SBT EM PLENO 2018. MANO O QUE VOCÊS ESTÃO TOMANDO
— Viúva de Raymond Reddington (@KeenReddington2) November 6, 2018
Começou a ser veiculado na TV, uma “propaganda”, sem rodapé de partido qualquer ou sem dizer o seu motivo de ser. Encerrando com uma frase bem preocupante. Pois tal frase “#Brasilameooudeixeo” foi comum na época da #ditadura militar do #Brasil, virando seu verdadeiro slogan. #sbt pic.twitter.com/ssvUnZ06fG
— GuedeS (@falaguedes) November 6, 2018
https://twitter.com/dracowho/status/1059862775739138048
É possível ver que outras vinhetas foram modificadas e se encerraram de maneiras diferentes, como “Brasil de encantos mil” e “Eu te amo, meu Brasil”.
Procurada pela Catraca Livre, a assessoria de imprensa da emissora de Silvio Santos não se manifestou até o fechamento desta matéria.
A veiculação do comercial surgiu pouco mais de uma semana depois que Jair Bolsonaro (PSL) se elegeu presidente da república.