Se as eleições fossem hoje, você gostaria que Lula voltasse à presidência?

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece em primeiro lugar nas pesquisas estimuladas – em que são apresentados os nomes aos entrevistados – de primeiro turno para a eleição presidencial. A pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) ao instituto MDA foi divulgada nesta quarta-feira, 8.

Na pesquisa espontânea, Lula tem 8,6% de intenção de voto; Aécio Neves tem 5,7%; a ex-senadora Marina Silva aparece com 3,8%; e a presidente afastada Dilma Rousseff possui 2,3%.

O presidente interino Michel Temer aparece com 2,1%, empatado com o deputado Jair Bolsonaro. Ciro Gomes tem 1,2%. Os outros nomes citados não registram mais de 1% das intenções de voto. Os votos em branco ou nulos somariam 16,7% e os indecisos, 54,1%.

Na pesquisa estimulada que aponta como candidato do PSDB o senador Aécio Neves, Lula teria o apoio de 22% dos eleitores, contra 15,9% do tucano e Marina Silva, 14,8%. Empatados tecnicamente, Ciro Gomes (6%), Bolsonaro (5,8%) e Temer (5,4%) estariam disputando o quarto lugar. 21,2% votariam em branco ou nulo e 8,9% estão indecisos.

Na opção em que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), aparece como candidato, Lula registra 22,3%, Marina, 16,6%, Alckmin, 9,6%, Ciro Gomes, 6,3%, Michel Temer, 6,2% e Jair Bolsonaro, 6,2%. Votos em branco ou nulo somam 24% e os indecisos correspondem a 8,8%.

O Catraca Livre quer saber a opinião dos internautas. Responda a enquete: