Sem controle de alimentos, Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos

Substâncias proibidas na Europa, e em países como Índia e China, ganham lugar nas refeições de milhões de brasileiros todos os dais

Por: Redação | Comunicar erro

Matéria divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo no último domingo, 4 de outubro, chama atenção para a falta de controle dos níveis de agrotóxicos de frutas, legumes e verduras que chegam diariamente à mesa dos brasileiros.

Segundo análise por amostragem da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), dos alimentos que compuseram as cestas básicas do Estado de São Paulo no ano passado, 31% tinham agrotóxicos proibidos ou em quantidade acima da permitida.

Com o resultado, fica evidente a falta de rigor no controle de qualidade dos hortifrutigranjeiros que são produzidos e comercializados no país. O resultado dessa análise evidencia falhas na cadeia de controle da qualidade dos hortifrutigranjeiros produzidos e comercializados dentro do território nacional.

Reprodução
Em 2014, Anvisa detectou 31% de desconformidade nos produtos analisados em supermercados da capital e da Grande SP

A exemplo do maior armazém comercial da América Latina, o Ceagesp (Companhia Entrepostos e Armazéns Gerais), por onde passam cerca de 30% de toda produção nacional. Os produtos são distribuídos para supermercados e feitas da capital, além de dezenas de cidades do interior e outros Estados.

Um dos principais produtores de alimentos no mundo, consequentemente, o Brasil se torna também um dos maiores consumidores de agrotóxicos do planeta. Sobretudo, ingerindo substâncias propensas ao câncer – sendo, muitas delas, proibidas na União Europeia, China e Índia.

Consequências e efeitos preventivos

O consumo de alimentos afetados pelo uso de agrotóxicos pode levar a uma série de riscos à saúde, como irritação na pele e nos olhos a dificuldades respiratórias, malformações congênitas, alterações hormonais, imunológicas e câncer.

Sábios costumes da medicina popular confirmam que, lavar bem os alimentos, ajuda, mas ainda assim não eliminam todos os males dos pesticidas. Confira a matéria completa no site da Folha de S. Paulo.

Compartilhe:

1 / 8
1
01:37
Lobão rompe com Bolsonaro: “Esse cara não me representa”
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o cantor e compositor Lobão falou sobre sua decepção com Jair Bolsonaro e …
2
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
3
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
4
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …
5
03:36
A mentira do “Sistema” que dificultaria o governo de Bolsonaro
Em uma mensagem divulgada pelo Whatapps na última semana, Bolsonaro disse que o Brasil é "ingovernável" sem "conchavos" e destacou …
6
02:18
Entenda a balbúrdia de Bolsonaro com as manifestações de rua
Um manifestação em apoio ao governo de Jair Bolsonaro e de sua agenda de reformas está marcada para o próximo …
7
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
8
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …