Semana Mário Bortolotto no Itaú Cultural

Durante cinco dias, o público poderá conhecer o trabalho de um dos mais efervescentes nomes da cena cultural paulistana. A Semana Mário Bortolotto foi organizada em torno das sugestões do próprio homenageado: “Será um grande painel da minha obra. Vamos conversar bastante sobre o trabalho que faço há mais de vinte anos, nas áreas de cinema, teatro, literatura, poesia e música”.

A cada dia, um desses temas será abordado, sempre com a presença do próprio dramaturgo e de um debatedor convidado, como o escritor Marcelo Rubens Paiva e o jornalista Jotabê Medeiros. Além disso, a semana conta com diversas performances – como um pocket show de poemas -, exibição de vídeos e show da banda de Bortolotto, a Saco de Ratos.

Há 28 anos no Grupo Cemitério de Automóveis, Mário Bortolotto já escreveu mais de 50 peças e trabalha “exaustivamente não só como escritor, mas também como diretor, ator, sonoplasta, iluminador, ainda encontrando tempo pra cantar numa banda de rock”, como ele mesmo declara. Sempre com uma temática essencialmente urbana e decadente, Bortolotto tem diversas peças aclamadas pela crítica, como Nossa Vida Não Vale um Chevrolet e Medusa de Rayban.

Leia o blog de Bortolotto: atirenodramaturgo.zip.net

Saiba mais sobre o dramaturgo na Enciclopédia Itaú Cultural de Teatro

Confira a programação detalhada

De quarta, 24 a domingo, 28 de fevereiro, sempre às 20h

Dia 24
Teatro
Com Jefferson Del Rios
Além do debate, serão apresentados pequenos trechos de peças com os seguintes atores: Andre Cecato, Martha Nowill, Maria Manoela, Fernanda D´Umbra e Gabriel Pinheiro. Também haverá um vídeo que exibirá a trajetória de Mário Bortolotto no teatro.

Jefferson Del Rios é redator, editor, correspondente no exterior e crítico teatral atuante na imprensa paulista, como nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo e nas revistas IstoÉ e Bravo!. Foi professor convidado do Conservatório Nacional de Lisboa.

Dia 25
HQ e Literatura
com Jotabê Medeiros, Marcelo Rubens Paiva e André Kitagawa
Debate e apresentação de cenas do espetáculo teatral Chapa Quente – adaptação dos quadrinhos de André Kitagawa. Na mesma noite, os atores Nelson Peres e Reinaldo Moraes lerão trechos da obra em prosa do dramaturgo e serão exibidos alguns vídeos com performances de artistas.

André Kitagawa é quadrinista e autor do álbum Chapa Quente, adaptado para o teatro pelo Grupo Cemitério de Automóveis. Ganhador do Salão de Piracicaba e do prêmio HQ Mix.

Jotabê Medeiros é repórter e crítico de música do jornal O Estado de S. Paulo. Formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina, escreveu para SomTrês e Showbiz e foi editor assistente na Folha de S.Paulo e na Veja SP, e editor executivo da Rede CNT Gazeta de Televisão.

Marcelo Rubens Paiva é escritor, dramaturgo, jornalista e roteirista. Por suas obras, já ganhou o Prêmio Jabuti (1983), Moinho Santista (1985) e Shell de Teatro (2000). Publicou diversos livros, entre eles o premiado romance Feliz Ano Velho (1982). Atualmente, é colunista do jornal O Estado de S. Paulo.

Dia 26
Cinema
Com Beto Brant
Exibição do longa inédito Getsêmani (80 min), de Bortolotto – filme de baixo orçamento. Na sequência, debate com Beto Brant.

Getsêmani
Mario Bortolotto, Brasil, 2009, 80 min
Classificação indicativa: 14 anos
Um grupo extremista sequestra um editor de livros de auto-ajuda e tem como finalidade persuadi-lo a publicar literatura de primeira grandeza. Participação especial de Marcelo Mirisola.

Beto Brant é cineasta. Dirigiu filmes como Os Matadores (1995) e Crime Delicado (2005). Está lançando o filme O Amor Segundo B. Schianberg e em agosto iniciará as filmagens de Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios, versão cinematográfica do romance homônimo de Marçal Aquino.

Dia 27
Poesia
com Ademir Assunção e Saco de Ratos
Além do debate, os atores Marcelo Montenegro, Sergio Mello e Flavio Vajman lerão poemas durante a projeção de videoperformances de Bortolotto. Ainda haverá pocket show com leitura de trechos de obras, pelo próprio autor, acompanhada da banda de rock e blues Saco de Ratos.

Ademir Assunção é poeta, letrista e jornalista. Já publicou diversos livros e alguns de seus poemas foram musicados e gravados por Itamar Assumpção, Edvaldo Santana, Madan e Ney Matogrosso. É um dos editores da revista literária Coyote.

Saco de Ratos é uma banda paulistana de rock e blues. Formada em 2007 por Bortolotto, atualmente conta com os guitarristas Fábio Brum e Marcelo Watanabe, o baixista Fábio Pagotto e o baterista Rick Vecchione. A banda toca principalmente composições próprias, além de letras de poetas da Praça Roosevelt e de compositores como Itamar Assumpção e Cazuza.

Dia 28
Música
com Paulo de Carvalho
Debate e exibição de vídeos com apresentações musicais antigas do autor. Encerramento com show da banda Saco de Ratos e com os artistas convidados Flavio Vajman, Paulo de Tharso e Basanelli.

Paulo de Carvalho é radialista e músico. Fundador, compositor e vocalista da banda Velhas Virgens (maior banda independente do Brasil), considera-se subcelebridade da internet, blogueiro em férias e twitteiro juramentado.

Por Redação