Semana Mundial do Brincar: veja ideias para brincar com pouco

O brincar é natural e essencial para as crianças, pois através dele elas se comunicam, se expressam, se desenvolvem, se descobrem, aprendem e exploram o mundo. Baseado neste princípio, a Semana Mundial do Brincar, que acontece de 22 a 28 de maio, tem o intuito de ressaltar a importância da brincadeira na sociedade.

Para a semana, o Brincando no Pé – centro cultural para crianças, com troca e aprendizado – criou um guia de ideias para mostrar que diversão e criatividade podem estar em qualquer lugar. Por meio das dicas do guia, é possível entender e saber como diversos tipos de materiais – usados ou não – se transformam em brincadeiras lúdicas.

Semana Mundial do Brincar defende a importância do lúdico no desenvolvimento das crianças. 

A Semana Mundial do Brincar reúne pais, educadores, médicos, comunicadores, instituições privadas, representantes de instituições governamentais, entre outros, em um conjunto de ações. Voltada para crianças de até 12 anos, ela conta com brincadeiras abertas para a comunidade, palestras e ciclos de debates – sempre com o tema do brincar.

Além de também conscientizar os adultos sobre o tempo de qualidade que devem disponibilizar às crianças nas brincadeiras, o evento visa ainda chamar a atenção para a necessidade de se ter espaços públicos adequados e seguros para o brincar ao ar livre – que tanto ajudam no desenvolvimento físico e emocional infantil.

Baixe o guia aqui

Com informações de Aliança pela Infância e Brincando no Pé.

Leia também:

1 / 8
1
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
2
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
3
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
4
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
5
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
6
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
7
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
8
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …