Semana Mundial do Brincar: veja ideias para brincar com pouco

O brincar é natural e essencial para as crianças, pois através dele elas se comunicam, se expressam, se desenvolvem, se descobrem, aprendem e exploram o mundo. Baseado neste princípio, a Semana Mundial do Brincar, que acontece de 22 a 28 de maio, tem o intuito de ressaltar a importância da brincadeira na sociedade.

Para a semana, o Brincando no Pé – centro cultural para crianças, com troca e aprendizado – criou um guia de ideias para mostrar que diversão e criatividade podem estar em qualquer lugar. Por meio das dicas do guia, é possível entender e saber como diversos tipos de materiais – usados ou não – se transformam em brincadeiras lúdicas.

Semana Mundial do Brincar defende a importância do lúdico no desenvolvimento das crianças. 

A Semana Mundial do Brincar reúne pais, educadores, médicos, comunicadores, instituições privadas, representantes de instituições governamentais, entre outros, em um conjunto de ações. Voltada para crianças de até 12 anos, ela conta com brincadeiras abertas para a comunidade, palestras e ciclos de debates – sempre com o tema do brincar.

Além de também conscientizar os adultos sobre o tempo de qualidade que devem disponibilizar às crianças nas brincadeiras, o evento visa ainda chamar a atenção para a necessidade de se ter espaços públicos adequados e seguros para o brincar ao ar livre – que tanto ajudam no desenvolvimento físico e emocional infantil.

Baixe o guia aqui

Com informações de Aliança pela Infância e Brincando no Pé.

Leia também:

Compartilhe:

1 / 8
1
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
2
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
3
04:17
32% acreditam que câncer é causado por traumas, diz pesquisa
O jornal Folha de S. Paulo divulgou uma pesquisa feita pelo Instituto Oncoguia que revela uma situação preocupante: 32% dos …
4
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
5
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
6
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
7
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
8
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …