Semana Mundial do Brincar: veja ideias para brincar com pouco

O brincar é natural e essencial para as crianças, pois através dele elas se comunicam, se expressam, se desenvolvem, se descobrem, aprendem e exploram o mundo. Baseado neste princípio, a Semana Mundial do Brincar, que acontece de 22 a 28 de maio, tem o intuito de ressaltar a importância da brincadeira na sociedade.

Para a semana, o Brincando no Pé – centro cultural para crianças, com troca e aprendizado – criou um guia de ideias para mostrar que diversão e criatividade podem estar em qualquer lugar. Por meio das dicas do guia, é possível entender e saber como diversos tipos de materiais – usados ou não – se transformam em brincadeiras lúdicas.

Semana Mundial do Brincar defende a importância do lúdico no desenvolvimento das crianças. 

A Semana Mundial do Brincar reúne pais, educadores, médicos, comunicadores, instituições privadas, representantes de instituições governamentais, entre outros, em um conjunto de ações. Voltada para crianças de até 12 anos, ela conta com brincadeiras abertas para a comunidade, palestras e ciclos de debates – sempre com o tema do brincar.

Além de também conscientizar os adultos sobre o tempo de qualidade que devem disponibilizar às crianças nas brincadeiras, o evento visa ainda chamar a atenção para a necessidade de se ter espaços públicos adequados e seguros para o brincar ao ar livre – que tanto ajudam no desenvolvimento físico e emocional infantil.

Baixe o guia aqui

Com informações de Aliança pela Infância e Brincando no Pé.

Leia também:

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …