Seminário Criança e Natureza discute
a importância do brincar ao ar livre

Por: Catraca Livre Comunicar erro

As brincadeiras ao ar livre estimulam a criatividade, já que os brinquedos são criados e reinventados a partir de recursos naturais. Para falar sobre o assunto, São Paulo e Rio de Janeiro receberão em junho deste ano o I Seminário Criança e Natureza. O evento tem como objetivo trazer informações e reflexões sobre a conexão entre a criança e a natureza sob diferentes perspectivas: educação, saúde, cidades e meio ambiente.

Vários estudos já provaram a importância do brincar ao ar livre. Crianças que brincam na natureza regularmente são mais felizes e saudáveis, possuem boa convivência social e têm melhor desempenho escolar. Com foco neste conceito, o evento apresentará o Projeto Criança e Natureza, do Instituto Alana, como também uma roda de conversa com especialistas sobre os principais fundamentos e reflexões sobre o tema. O público poderá participar também de vivência prática na natureza – conduzida pelo Instituto Romã e Instituto Árvores Vivas – e de uma roda de conversas com organizações que já promoveram a conexão de crianças e jovens com a natureza.

O seminário terá a participação especial do jornalista e autor norte-americano Richard Louv, que é co-fundador do movimento internacional Children & Nature Network e lançará, no evento, o livro A Última Criança na Natureza (Last Child in the Woods). O convidado especial é uma das principais vozes sobre o tema criança e natureza no mundo, sendo o responsável por evidenciar o termo Transtorno do Déficit de Natureza (TDN), chamando a atenção da comunidade internacional para o impacto negativo da falta que a natureza causa na vida das crianças.

Em São Paulo, o evento conta com palestras da professora de urbanismo e paisagismo Cecilia Herzog, do médico pediatra Daniel Becker e da educadora-ambientalista Lea triba. E, no Rio de Janeiro, o público poderá assistir às palestras da professora em educação ambiental Christiana Profice, da pedagoga Maria Amélia Pinho Pereira e do professor e médico pediatra Ricardo Ghelman.

O I Seminário Criança e Natureza acontecerá em São Paulo no dia 13 de junho, no Auditório da Bienal, no Parque Ibirapuera, das 9h às 18h. Já no Rio de Janeiro, o evento será dia 15 de junho, no Teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico, das 9h às 18h.

As inscrições para o seminário são gratuitas e limitadas. Entre aqui para se inscrever!

Leia também:

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …