Serra da Bocaina: cachoeira + feijão com arroz

Recanto na Mata Atlântica reserva diversos atrativos para curtir ao lado de seu cão

Por: Redação | Comunicar erro

A Serra da Bocaina, uma das maiores áreas de Mata Atlântica do Brasil, fica a 270 km da capital paulista. O verde das altas e densas montanhas toma conta do cenário. E o melhor? Por lá há uma lista de deliciosas atividades outdoor para você fazer na companhia do seu cão.

Coloque na agenda: passeio à cachoeira do Paredão e o tempero da Dona Ana. Antes de ir à cachoeira, pare na Pousada e Fazenda Lageado, reserve uma mesa e volte um par de horas depois.

Para chegar no paredão, que é mais uma queda d’água em um lugar lindíssimo, você caminha por cerca de trinta minutos. Na verdade, depende do pique do seu pet. Se ele for um exímio desbravador levará menos tempo. A Ella, com suas patinhas tortas, foi no ritmo da contemplação.

Vocês vão cruzar um bosque e ver vaquinhas pastando até chegar à pequena corredeira. Tome coragem, pois a água vai estar gelada, e mergulhe. Depois, admire o entorno repleto de árvores! E incentive seu cão a beber água direto na fonte. A interação com a natureza será revigorante para vocês dois.

Hora de matar a fome com a comidinha caseira preparada pela dona Ana, que cozinha no fogão à lenha e em panelas de ferro. Ela faz um frango caipira de lamber os dedos e prepara o melhor feijão, arroz e farofa de São José do Barreiro.

O almoço para clientes com pets é servido no quintal da fazenda. Digamos que almoçar olhando para o casarão de 1880, com suas portas e janelas azuis, é perfeitamente adequado. Assim como estar na companhia do seu parceiro de todas as horas.

Como chegar?

A cachoeira do Paredão, como boa parte das cachoeiras da Bocaina, fica dentro de uma propriedade particular. Apesar disso, faz parte do roteiro turístico da região e, portanto, têm a permissão do dono para ser visitada. Pegue a via rumo à entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina, conhecida por Estrada da Bocaina, e pare no Km 24. Use como ponto de referência a escola municipal, que fica à esquerda da rodovia. Ao ver uma porteira com a placa “proibida a entrada”, você chegou. Apenas uma corrente mantém a porta fechada. Vá em frente e bom passeio.

Ficha Técnica
Trilha
Categoria: trilha na cachoeira
Nível de dificuldade: leve
Tempo de duração de cada trecho: 30 minutos
Recomendável: para dias de sol e cães que gostam de caminhar e correr

Fazenda Lageado
Categoria: restaurante
Área coberta: sim
Espaço: imenso
Vale levar: pote de água, porta-saquinho, toalha para secar o pet
Recomendável: o espaço coberto não é grande, mas protege da chuva. Nos dias de sol, seu pet poderá caminhar pelo jardim ou ficar deitado ao sol.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …