Sirenes de barragens causam evacuação em duas cidades de MG

Cerca de 700 pessoas tiveram que deixar suas casas por risco de rompimento de barragens das minaradoras Vale e ArcelorMittal

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Divulgação/Terramil TerraplanagemBarragem da Vale em Barão de Cocais, Minas Gerais

Moradores das cidades Barão de Cocais e Itatiaiuçu, ambas em Minas Gerais, precisaram deixar as suas casas, na madrugada desta sexta-feira (8), após alerta para novos rompimentos de barragem. Nos dois municípios o plano de emergência foi acionado pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

Em Barão de Cocais, a 100 quilômetros de Belo Horizonte, ao menos 500 pessoas que vivem próximas a barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, que pertence à Vale, foram desalojadas e levadas para um ginásio da cidade, após sirenes de emergência soarem durante a madrugada.

A prefeitura disse ter sido informada que houve um “desnível na estrutura” da barragem.

Em Itatiaiuçu, Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram retirados de suas casas na madrugada desta sexta-feira (8). Ao todo, cerca de 200 pessoas foram levadas para um hotel em Itaúna, na Região Centro-Oeste do estado, segundo a ArcelorMittal.

A Prefeitura de Barão de Cocais, por meio de nota oficial da Vale, comunica: VALE INFORMAVale informa sobre barragem…

Posted by Prefeitura de Barão de Cocais on Friday, February 8, 2019

Em entrevista à rádio BandNews FM, o prefeito da cidade, Décio Geraldo dos Santos (PV), disse que a barragem está desativada e não se rompeu.

Em Itatiaiuçu, cerca de 200 moradores do distrito de Pinheiros receberam ordens de evacuação por causa do risco da barragem Serra Azul, da mineradora ArcelorMittal. Eles foram levados para um hotel em Itaúna, na Região Centro-Oeste do estado, segundo a ArcelorMittal.

O fato acontece duas semanas após uma barragem da Vale se romper em Brumadinho, matando ao menos 157 pessoas e deixando outras 182 desaparecidas.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …