Sirenes de barragens causam evacuação em duas cidades de MG

Cerca de 700 pessoas tiveram que deixar suas casas por risco de rompimento de barragens das minaradoras Vale e ArcelorMittal

Barragem da Vale em Barão de Cocais, Minas Gerais
Créditos: Divulgação/Terramil Terraplanagem
Barragem da Vale em Barão de Cocais, Minas Gerais

Moradores das cidades Barão de Cocais e Itatiaiuçu, ambas em Minas Gerais, precisaram deixar as suas casas, na madrugada desta sexta-feira (8), após alerta para novos rompimentos de barragem. Nos dois municípios o plano de emergência foi acionado pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

Em Barão de Cocais, a 100 quilômetros de Belo Horizonte, ao menos 500 pessoas que vivem próximas a barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, que pertence à Vale, foram desalojadas e levadas para um ginásio da cidade, após sirenes de emergência soarem durante a madrugada.

A prefeitura disse ter sido informada que houve um “desnível na estrutura” da barragem.

Em Itatiaiuçu, Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram retirados de suas casas na madrugada desta sexta-feira (8). Ao todo, cerca de 200 pessoas foram levadas para um hotel em Itaúna, na Região Centro-Oeste do estado, segundo a ArcelorMittal.

A Prefeitura de Barão de Cocais, por meio de nota oficial da Vale, comunica: VALE INFORMAVale informa sobre barragem…

Posted by Prefeitura de Barão de Cocais on Friday, February 8, 2019

Em entrevista à rádio BandNews FM, o prefeito da cidade, Décio Geraldo dos Santos (PV), disse que a barragem está desativada e não se rompeu.

Em Itatiaiuçu, cerca de 200 moradores do distrito de Pinheiros receberam ordens de evacuação por causa do risco da barragem Serra Azul, da mineradora ArcelorMittal. Eles foram levados para um hotel em Itaúna, na Região Centro-Oeste do estado, segundo a ArcelorMittal.

O fato acontece duas semanas após uma barragem da Vale se romper em Brumadinho, matando ao menos 157 pessoas e deixando outras 182 desaparecidas.