Sirenes de barragens causam evacuação em duas cidades de MG

Cerca de 700 pessoas tiveram que deixar suas casas por risco de rompimento de barragens das minaradoras Vale e ArcelorMittal

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Divulgação/Terramil TerraplanagemBarragem da Vale em Barão de Cocais, Minas Gerais

Moradores das cidades Barão de Cocais e Itatiaiuçu, ambas em Minas Gerais, precisaram deixar as suas casas, na madrugada desta sexta-feira (8), após alerta para novos rompimentos de barragem. Nos dois municípios o plano de emergência foi acionado pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

Em Barão de Cocais, a 100 quilômetros de Belo Horizonte, ao menos 500 pessoas que vivem próximas a barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, que pertence à Vale, foram desalojadas e levadas para um ginásio da cidade, após sirenes de emergência soarem durante a madrugada.

A prefeitura disse ter sido informada que houve um “desnível na estrutura” da barragem.

Em Itatiaiuçu, Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram retirados de suas casas na madrugada desta sexta-feira (8). Ao todo, cerca de 200 pessoas foram levadas para um hotel em Itaúna, na Região Centro-Oeste do estado, segundo a ArcelorMittal.

A Prefeitura de Barão de Cocais, por meio de nota oficial da Vale, comunica: VALE INFORMAVale informa sobre barragem…

Posted by Prefeitura de Barão de Cocais on Friday, February 8, 2019

Em entrevista à rádio BandNews FM, o prefeito da cidade, Décio Geraldo dos Santos (PV), disse que a barragem está desativada e não se rompeu.

Em Itatiaiuçu, cerca de 200 moradores do distrito de Pinheiros receberam ordens de evacuação por causa do risco da barragem Serra Azul, da mineradora ArcelorMittal. Eles foram levados para um hotel em Itaúna, na Região Centro-Oeste do estado, segundo a ArcelorMittal.

O fato acontece duas semanas após uma barragem da Vale se romper em Brumadinho, matando ao menos 157 pessoas e deixando outras 182 desaparecidas.

Compartilhe:

1 / 8
1
05:53
Síndrome de Bolsonaro explica embate com o vice-presidente
A batalha contra o vice Hamilton Mourão virou uma bomba para Jair Bolsonaro. Acabou em um desastrado vídeo postado no …
2
20:44
São Paulo, capital da Cultura | Entrevista por Catraca Livre
Atuando como Secretário Municipal de Cultura em São Paulo desde janeiro desse ano, Alê Youssef ainda está no começo da …
3
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
4
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
5
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
6
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
7
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
8
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …