“Sofátivismo”: colabore com as manifestações sem sair de casa

Algumas ferramentas também permitem atualização e colaboração via Smartphone

É possível apoiar as manifestações que explodiram no Brasil nas últimas semanas sem sair do sofá, ou melhor, da frente da tela. Alguns sites promovem ferramentas colaborativas que auxiliam e ajudam os manifestantes a evitar regiões de conflito e agregar conteúdo.

Conteúdo reunido no site Gramfeed
Conteúdo reunido no site Gramfeed

O Protestosbr é um site e aplicativo que permite, de maneira colaborativa, que as pessoas consigam mapear as regiões de protesto. Com foto ou texto, é possível marcar se a região possui manifestantes, polícia, abrigo ou apoio. O usuário também pode deixar informações por escrito sobre o que ocorreu no local.

Assim, o usuário do Protestobr consegue informar-se e ter um mapa completo sobre o que está acontecendo ao seu redor. É possível colaborar de casa e do protesto via Smartphone.

Já o canal de vídeos Póstv.br vem transmitindo ao vivo, via TwittCam, todas as manifestações de São Paulo. É possível acompanhar em tempo real tudo o que está acontecendo nas ruas.

Até o Instagram, aplicativo de fotos do Facebook, vem reunindo imagens das manifestações utilizando o seu localizador. As fotos são armazenadas de acordo com a cidade, criando um álbum de fotos da passeata. As hashtags utilizadas durante o protesto também agregam o conteúdo.

O Tumblr “Feridos no Protesto SP” reúne imagens e depoimentos de pessoas que sofreram com a violência durante os protestos.

O aplicativo Mobli que captura fotos e vídeos também vem sendo bastante utilizado. Já reuniu mais de três mil fotos com a hashtag #VemPraRua.

Com informações do G1.

Por Redação