Últimas notícias:

Loading...

Em SP, pets podem ter RG digital; saiba como solicitar

Documento é gratuito e pode ser solicitado através de Portal da Prefeitura

Por: Redação

A partir desta terça-feira (15), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), passará a emitir a versão digital do Registro Geral do Animal (RGA) para os pets dos munícipes.

O documento, que é obrigatório por lei na cidade de São Paulo desde 2001, foi repaginado para ficar mais atrativo para os tutores e funciona como uma carteira de identidade para cães e gatos com idade superior a três meses.

vira-lata
Crédito: Nid Goloti / iStockPets podem ter RG digital em São Paulo

O documento, timbrado e numerado, apresenta, além dos dados do animal, as informações sobre o tutor. O animal registrado recebe uma plaqueta com o número do registro correspondente e deve usá-la permanentemente presa à coleira.

Com o serviço online, o tutor recebe o RGA em arquivo digital para manter o documento do pet sempre disponível. O serviço também pode ser solicitado presencialmente e para isso é preciso comparecer a uma das praças de atendimento da prefeitura levando os documentos necessários.

Emita o documento para o seu bichinho:

O serviço é gratuito e é preciso RG e CPF do tutor, comprovante de residência atualizado em nome do tutor (emitido nos últimos 90 dias), foto do animal e comprovante de vacinação contra raiva, quando houver, através do do Portal SP156.

Se for feita de forma presencial, é necessário agendar horário em uma das 17 praças de atendimento municipais. Mais informações pelo telefone 156.