SP registra 3.090 casos em 1 ano da lei de importunação sexual

A importunação sexual é caracterizada como a prática de ato libidinoso contra alguém sem consentimento

Por: Redação Comunicar erro
Crédito: Rovena Rosa/Agência BrasilProjeto Precisamos falar do assédio, onde mulheres são convidadas a gravar um depoimentos sobre o tema

O estado de São Paulo registrou 3.090 casos de importunação sexual um ano após a criação da lei que pune esse tipo de crime. Deste número, 31% ocorreram em vias públicas, 26% em residência e 12% no transporte público. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo e foram obtidos pela Folha de S.Paulo por meio da Lei de Acesso à Informação.

No mesmo período, foram registrados 2.980 boletins de ocorrência de estupros no estado. A importunação sexual é caracterizada como a prática de ato libidinoso contra alguém sem consentimento, como tocar em partes íntimas de outra pessoa e roçar a genitália, se masturbar ou ejacular em alguém. A punição prevista é de 1 a 5 anos de reclusão.

É importante ressaltar que o número de registros desse tipo de caso não reflete a realidade, pois muitas vítimas acabam não denunciando o crime e outras ainda não conhecem a nova legislação.

A nova lei foi aprovada em setembro de 2018, após a revolta diante de um caso de um homem que ejaculou em uma mulher dentro de um ônibus na avenida Paulista.

Antes da mudança, condutas desse tipo costumavam ser enquadradas na lei de contravenções penais, que previa a importunação ofensiva ao pudor. A pena era assinatura de termo circunstanciado e multa.

No entanto, ainda não há um retrato preciso das ocorrências de importunação, pois existe uma demora na atualização dos sistemas para monitorar as novas modalidades de crimes.

Segundo a reportagem, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) incorporou a categoria “importunação sexual” em sua base de dados em dezembro de 2018, enquanto o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) inseriu o código para compilar os casos apenas em junho deste ano.

Compartilhe:

1
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
2
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
3
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
4
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
5
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
6
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …
7
11:28
Bolsonaro: Brasil é ‘um dos países que mais protegem o meio ambiente’
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas). O …
8
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …