Sustentabilidade, uai: capital mineira é eleita representante brasileira da “Hora do Planeta”

Projeto elegeu capitais em 13 países, consideradas modelos de sustentabilidade

Estádio é uma das iniciativas responsáveis pelo prêmio

A população de Belo Horizonte deve ficar ainda mais orgulhosa de seu município. A capital mineira foi eleita a representante brasileira do “Hora do Planeta: o Desafio das Cidades”, projeto desenvolvido pela ONG internacional Wide Fund for Nature (WWF).

Com a proposta de conscientizar a sociedade para as consequências do aquecimento global, o evento elegeu capitais em 13 países, consideradas um exemplo de sustentabilidade.

O principal critério para a escolha do município vencedor são as iniciativas reportadas pelos governos locais no Carbonn, uma plataforma de registro de carbono. No Brasil, a representante mineira concorreu com o Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Manaus e Fortaleza.

Entre as ações responsáveis pela vitória de Belo Horizonte, estão a Usina Solar Fotovoltaica instalada na cobertura do estádio Mineirão; projetos de energia solar térmica bem implantados; e o Programa de Eficiência Energética da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que investe parte dos seus lucros na área de pesquisa e desenvolvimento.