“Território Kafka – O Círculo Paulista de Praga” na Casa das Rosas

divulgação
A metamorfose de Kafka
A metamorfose de Kafka

Em 2010, O Processo, de Franz Kafka – um dos mais importantes livros da literatura universal, completa 85 anos de sua primeira edição. Por esse motivo, em abril, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura se transformará no “Território Kafka”. Em cada cômodo da Casa várias atividades abordarão as diversas faces e fases deste autor considerado por vezes tão incômodo: Kafka – uma cidade, três lugares, toda uma vida. Confira a programação completa:

Exposição
Da Bibliocasa – “Franz Kafka”

Curadoria: Solange Akierman.
Abertura: dia 10 de abril.

Solange Akierman, curadora da programação especial em homenagem a Kafka, selecionou edições especiais de obras do autor tcheco, presentes na biblioteca do poeta Haroldo de Campos.

Atividade Cênica
Karta ao Pai – uma Experiência Cênica

Coordenação de Solange Akierman.
Participação de Wolff Rothstein e Otávio Costa Filho.
Dia 10 de abril, às 19h.
Dia 11 de abril, às 16h.

Leitura de alguns trechos da obra Carta ao pai, na qual o público se transforma em Hermann Kafka, pai do autor, Franz Kafka.

Meio dia Moviola
Especial Franz Kafka

Exibição de registros audiovisuais de espetáculos teatrais da Cia. Borelli de Dança, inspirados na obra de Kafka. A direção é de Sandro Borelli.

Dia 08 de abril – Kafka in Off, às 12h30
Dia 15 de abril – Metamorfose, às 12h30
Dia 22 de abril – Carta ao Pai, às 12h30
Dia 29 de abril – O Processo, às 12h30

Oficinas
Esperando por Kafka – Provocações e Desdobramentos

Com Solange Akierman.
Dias 10, 17, 24 e 25 de abril, das 10h às 12h.
30 vagas.

A série de encontros terá como base as formulações iniciais do texto “Esperando por Kafka”, de Vilém Flusser, para um possível estudo cênico das obras. A partir do contato desse material com escritos de outros autores, os participantes produzirão apropriações artísticas.

Mesa Redonda

Visões de Kafka

Com Jeanette Rozsas, Juliano Garcia Pessanha, Enrique Mandelbaum e Guilherme Kwasinski. Mediação: Luana Chnaiderman.
Dia 22 de abril, às 19h30.

A mesa reunirá a escritora Jeanette Rozsas, autora do romance biográfico Kafka e a marca do corvo; o escritor Juliano G. Pessanha, autor do livro Instabilidade perpétua; o professor Enrique Mandelbaum, autor do livro Kafka: um judaísmo na ponte do impossível; o psicólogo e professor de Mitologia, Guilherme Kwasinski. A professora de literatura Luana Chnaiderman fará a mediação.

Por Redação