Últimas notícias:

Loading...

Thais Bezerra, de mestre de bateria da Lapa à Califórnia

Por revista "Gênero e Número" e bloco Mulheres Rodadas

Por: Redação

Quando o apito da mestre de bateria Thaís Bezerra soar, no sábado de carnaval, no centro do Rio, à frente do Multibloco, dezenas de ritmistas vão embalar o cortejo tocando Elis Regina, Maria Bethânia, Elza Soares, a contemporânea Karol Conka, entre muitas outras. O desfile do bloco, um dos mais badalados do Carnaval carioca, neste ano reverencia mulheres da música brasileira. A escolha do tema tem o dedo de Thaís, que também é cofundadora do bloco.

Thais Bezerra, do Multibloco

Ela divide a liderança da agremiação com um homem e diz que não sofre opressões masculinas diretas quando dita o ritmo no Carnaval à frente dos ritmistas, mas sabe que é preciso valorizar sempre o trabalho realizado por mulheres.

“Termina sendo inevitável levantar essa bandeira [por mais mulheres] quando a gente vê a pouca presença feminina na regência e percebe que quase sempre aquelas que tocam estão na percussão, e não na regência”, diz ela, que  observa essa dinâmica o ano inteiro, no Brasil e em outros países.

Thaís circula muito. Viaja bastante. Quando o Multibloco saiu pela primeira vez pelas ruas do bairro da Lapa, em 2008, já havia dez anos do seu ingresso na Escola de Música Villa-Lobos. Desde então, subiu em muitos palcos cariocas e de tantas outras cidades do país e seguiu estudando educação musical.

Leia aqui a íntegra do perfil.

Compartilhe:

?>