Turma da Mônica interpreta mulheres poderosas em exposição grátis

A mostra é gratuita e acontece no Conjunto Nacional até dia 9 de março

Supermulheres não precisam de capas nem de superpoderes. Elas estão aí ao seu lado e fazem a diferença no mundo seja nas artes, nos esportes, na ciência, no dia a dia… Para homenagear mulheres que se destacaram em suas áreas, as meninas da Turma da Mônica entraram em campo e, até dia 9, estarão em 18 painéis estampando personalidades femininas como parte da Semana de Arte HeForShe.

A exposição, que é gratuita e acontece no Conjunto Nacional, em São Paulo, marca também os dois anos do projeto Donas da Rua, que tem o apoio da ONU Mulheres e trabalha a autoestima das meninas e seus direitos a oportunidades.

Em cada painel, uma personagem feminina da Turma da Mônica interpreta uma mulher da história. Há também uma biografia que conta um pouco de cada uma delas.

Mônica representando Malala Yousafzai em exposição
Mônica representando Malala Yousafzai em exposição

As homenageadas são, entre outras, a Prêmio Nobel de Química e Física Marie Curie, interpretada pela personagem Cascuda; a cientista espacial Katherine Johnson, vivida pela mais nova personagem Milena; a campeã de judô Rafaela Silva, nos traços da personagem Bonga; da Turma do Pelezinho, a pintora Tarsila do Amaral, na pele de Magali; a escritora J. K. Rowling, vivida por Carminha Fru-Fru; e a ativista e Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, interpretada pela Mônica.

“O Donas da Rua foi criado para poder falar com as meninas sobre a autoestima porque ainda existe uma diferença de gênero muito grande na sociedade”, afirmou ao Catraca Livre Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções e criadora do projeto.

“A maioria da história da atualidade é contada pelos homens. E esses homens só contam histórias sobre homens. Por isso, no projeto Donas da Rua, a gente escolheu as mulheres que foram relevantes para a história do mundo e colocamos a Turma da Mônica com os trajes dessas personagens”, completou.

A exposição estará aberta ao público até o dia 9 de março.

  • Conheça o projeto 365 Mulheres, em que o Catraca Livre destaca todo dia uma brasileira que você precisa conhecer.