Um herói urbano
O dia de hoje, 14, marca um esforço de civilidade na cidade de São Paulo: começam a ser multados os motoristas que não respeitam os ciclistas. E, nesse movimento, quero registrar aqui um daqueles heróis urbanos: André Pasqualini, que foi debochado e até punido por colocar as pessoas nuas pedalando por São Paulo para protestar contra a barbárie – dessa iniciativa, aliás, surgiu um provocativo calendário. Veja as imagens
Muitas pessoas que fazem a diferença são, no começo, atacadas e debochadas. Mas, depois, nos ensinam as ver o mundo de uma forma diferente. E melhor.
Ocorre que o André Pasqualini (veja mais detalhes de sua vida) foi quem treinou os guardas da prefeitura a entender e multar quem desrespeita os ciclistas.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Trovadores Urbanos fazem cortejo musical na Feira Literária de Ribeirão Pires
- Guarujá planeja cobrar taxa de turistas; veja valores
- SP 470: 47 curiosidades sobre São Paulo que talvez você não sabia
Personagens como o André (e não poderíamos deixar de citar também a fotógrafa Renata Falzoni) entram para a galeria de nossos heróis urbanos. E de uma São Paulo menos selvagem.
***
Um dos pontos altos da atual gestão da prefeitura foi iniciar o movimento de respeito aos pedestres e ciclistas. É longe, muito longe de um patamar mínimo de civilidade, mas são marcos que deve ser lembrados.
O passo será maior com grandes empresas bancando, na cidade, sistemas de compartilhamento de bicicletas.