Uma em cada cinco mulheres de até 18 anos já sofreu violência sexual, diz OMS

Com informações do Estadão

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou um plano de combate à violência contra a mulher até 2030. Para embasar o projeto e alertar sobre esse problema de saúde mundial, a instituição fez um raio X a partir de estudos feitos entre 2011 e 2015, com informações de 133 países. De acordo com os dados, uma em cada cinco mulheres com menos de 18 anos já foi vítima de estupro ou abuso sexual.

Segundo o informe da entidade das Nações Unidas, os governos precisam agir. “Mulheres violentadas tendem a usar mais os serviços de saúde do que aquelas que não são abusadas, ainda que elas raramente indiquem que são vítimas. Com muita frequência, instituições de saúde são lentas em reconhecer e lidar com essa violência”, diz o texto.

A OMS aprovou um plano de combate à violência contra a mulher até 2030

O relatório também constatou que uma em cada três mulheres já “experimentou violência física e/ou sexual por parte de seus parceiros”, 7% das mulheres foram sexualmente violentadas por desconhecidos e 50% se envolveram em algum tipo de disputa física com seus companheiros.

Para a OMS, os dados levantados revelam o caráter rotineiro da violência contra a mulher em todo o mundo. Além da estratégia para identificar os autores de crimes de gênero, a organização tenta lidar com o impacto para a saúde, como depressão, ansiedade, estresse pós-traumático, suicídios, gravidez indesejada, resultados adversos nos bebês, transmissão de infecções e aids.