Verbo conjugado seminário

Mostra surgida em 2005, capitaneada pela Galeria Vermelho, com o intuito de criar um panorama da performance que envolve não apenas ações, mas também discussões sobre o tema. Esta segunda edição do seminário Verbo Conjugado é organizada pelo Centro Cultural São Paulo e conta com quatro mesas, divididas por temas e acontece das 15h às 18h.

Programação:

Mesa 1 – Espaço e acontecimento (Dia 7/6)

Discussão sobre a potencialidade performática de instalações e intervenções urbanísticas. Com Sam Ely e Lynn Harris (artistas do Unreleased Project) e Renato Cymbalista (arquiteto e urbanista).

Mesa 2 – Performatividade e narrativa (Dia 8/6)

O termo “performatividade” auxilia no entendimento do novo interesse sobre a narrativa no contexto da arte contemporânea. Com Cristiane Paoli Quito (atriz e diretora), Jaime Vallaure e Rafael Lamata (artistas espanhóis do Los Toreznos).

Mesa 3 – Modos de subjetivação (Dia 9/6)

Um olhar sobre a prática do performer e sobre o caráter criador da experiência de desestabilização, presentes nos processos contemporâneos de subjetivação. Com Key Sawao e Ricardo Iazzetta (Key Zetta e Cia.) e Suely Rolnik (curadora e crítica de arte).

Mesa 4 – Inserção institucional da performance (Dia 10/6)

Discussão sobre a inserção da performance em espaços públicos e privados. Com Sonia Sobral (curadora de dança do Itaú Cultural), Eduardo Brandão (diretor da Galeria Vermelho), Lara Pinheiro (assessora de dança da Cidade de São Paulo) e Liliana Coutinho (editora da revista Marte/Portugal da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa).

Por Redação