Últimas notícias:

Loading...

Vitória dos quadrinhos: Prêmio Jabuti incluirá HQs após petição

Por Change.org

Neste ano, os quadrinistas brasileiros finalmente terão sua arte reconhecida pelo principal prêmio de literatura do país. Em sua 59ª edição, o Prêmio Jabuti aceitou incluir a história em quadrinhos como uma de suas categorias. Isso tudo aconteceu graças à mobilização do artista Wagner Willian, que criou um abaixo-assinado na Change.org para reivindicar a inclusão da modalidade.

A petição, iniciada em janeiro, alcançou mais de 2.000 assinaturas e contou com o apoio de outras e outros quadrinistas de peso, como Laerte Coutinho, Janaina de Luna, Fábio Moon e Gabriel Bá. Clique para ler: https://www.change.org/HQnoPremioJabuti

Ilustração de Wagner Willian para comemorar a inclusão das HQs no Prêmio Jabuti

O regulamento geral do Jabuti determina que são permitidas de participar da premiação as “obras inéditas”, ou seja, livros de autores brasileiros que nunca tenham sido publicados no país, sendo entendido como livro uma “obra intelectual impressa e publicada, com ISBN e ficha catalográfica”.

Em seu abaixo-assinado, Wagner defende que tal definição já é atendida pelos livros em quadrinhos. O artista explica que, apesar de a história em quadrinhos ter nascido nos jornais, esta arte é veiculada em livros desde o século passado e vem firmando sua identidade nas livrarias nos últimos tempos. “Basta entrar em qualquer livraria física de médio a grande porte, ou nas livrarias digitais, e identificar que todas possuem seções dedicadas aos quadrinhos“, diz Wagner no texto de sua petição.

Wagner Willian, criador do abaixo-assinado pelas HQs no Prêmio Jabuti

O abaixo-assinado ressalta que, apesar de o Jabuti já ter premiado quadrinhos em outras categorias, como “Adaptação” e “Ilustração”, era necessária a criação de uma categoria própria para esse formato artístico, que tem linguagem e histórico próprios.

O pedido foi aceito pela Câmara Brasileira do Livro, responsável pela premiação, há alguns dias. As inscrições para a edição de 2017 começam nesta quinta-feira, 18 de maio e no regulamento disponível no site constará a nova categoria.  

Change.org (Oficial)

Em parceria com Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 329 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 26 milhões só no Brasil.

Compartilhe:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.