Coque (R)Existe: moradores e ativistas criam movimento pelo direito de morar e viver o bairro

Rede leva resistência política da comunidade sem separá-la de sua vida cotidiana

Por: Redação Comunicar erro

Há 40 anos, o bairro do Coque, na região central de Recife, foi erguido sobre o mangue, como boa parte da cidade. O local foi aterrado pelos próprios moradores e construído com a força de seus braços.  A maioria da população veio do do interior e não tinha outro lugar para se instalar.

Desde o começo, o local sofreu ameaças e falta de incentivo do poder público. Casas chegaram a ser destruídas por tratores em algumas ocasiões, mas os moradores resistiam e reerguiam seus lares.

Hoje, pouca coisa mudou. Apesar dos 40 mil habitantes do bairro, as condições de saneamento e urbanização ainda são precárias. E as ameaças da especulação imobiliária do poder público contra a comunidade continuam.

Por isso, moradores, líderes comunitários, organizações, instituições, centros de ensino, movimentos e ativistas de dentro e fora da comunidade se uniram para criar o movimento Coque (R)Existe. O objetivo é dar voz aos moradores  e defender o direito à moradia, de permanecer em seus lares e de viver em uma cidade mais justa.

A atuação da rede também pretende mudar a visão que as pessoas têm do bairro, dando visibilidade para os projetos e moradores do local e questionando as barreiras que distancia a comunidade do restante da cidade.

O Coque (R)Existe não é uma instituição, não tem identidade jurídica, não pede financiamento e não tem vinculação ou pretensão política partidária. É uma rede de pessoas defendendo o direito de viver a cidade.

Vitória

No dia 13/9, os moradores do Coque, com ajuda dos advogados do Movimento Coque (R)Existe venceram uma batalha justiça. 58 casas seriam desapropriadas para a construção do do traçado do sistema viário do Terminal Integrado Joana Bezerra. Após pressão dos moradores, a justiça decidiu mudar o percurso das obras e não desapropriar as residências.

Compartilhe:

Tags: #Moradia
1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …